Uma singela homenagem de 3 jovens súditos brasileiros ao Monarca da Música Latina.

domingo, 6 de novembro de 2011

Os Irmãos De Roberto Carlos - "O meu irmão com o sorriso aberto...♫"

-

Esta matéria contém:

  • Os irmãos de Roberto Carlos - "O meu irmão com o sorriso aberto...♫"
  • Roberto Carlos enlouquece os fãs em show na capital paulista.
  • Roberto Carlos diverte plateia contando a história de seu cão Axaxá.
  • Roberto Carlos fala sobre a emoção de gravar mensagem de fim de ano.
  • EM PRIMEIRA MÃO: Capa do livro "Um show em Jerusalém: O Rei na Terra Santa", de Léa Penteado.
  • Roberto Carlos emociona fãs em apresentação no Teatro Castro Alves(Vídeo).
  • Artistas baianos prestigiam show de Roberto Carlos em Salvador.
  • Roberto Carlos se apresenta em casa lotada na Bahia.
Fotos: Site Oficial de Roberto Carlos. Montagem: Blog RCB

Olá Súditos!

Hoje, estamos de volta, depois de uma análise do disco de 1982, assinada por Pedro Mülbersted, para dar continuidade a este Blog. E na matéria deste domingo, vamos dar continuidade ao Projeto 70 Anos De Emoções, que temos promovido desde abril de 2011. Como já é do conhecimento dos internautas, estamos direcionando, durante todo este ano, nossas matérias para uma abordagem sobre a vida pessoal do Rei, em comemoração ao seu aniversário de 70 anos de idade. Já falamos sobre sua cidade natal, seus amigos, seus amores, seus pais, seus carros... E hoje, vamos falar sobre os irmãos do Rei.

Os fãs todos já sabem quem são os irmãos de Roberto Carlos. Lauro, Carlinhos e Norma são conhecidos no meio RobertoCarlístico. Por isso, nossa matéria não vai se limitar a apresentar rapidamente os irmãos de Roberto, mas trazer curiosidades que ninguém sabia sobre eles. Para isso, contamos com um amplo trabalho de pesquisa em revistas antigas e vídeos exibidos na Televisão, brasileira ou não, além do apoio mais do que especial de Dudu Braga (filho de Roberto Carlos). Não tem como não se emocionar com esse apoio! Muito obrigado, de coração!

Pois bem, comecemos a matéria! Boa leitura!

• O meu irmão com o sorriso aberto, se ele chorar quero estar por perto...♫
Como é do conhecimento de todos, os pais de Roberto Carlos são Robertino Braga e Laura Moreira Braga, a Lady Laura (Saiba mais sobre os pais do Rei lendo nossa matéria sobre eles, clicando aqui). Eles casaram-se em meados de 1931, e, depois de casados, foram morar em Cachoeiro de Itapemirim-ES, cidade onde nasceram os 4 filhos. (Cachoeiro também já foi tema de matérias aqui. Leia todas as matérias de "Meu Pequeno Cachoeiro vivo só pensando em ti...♫", a minissérie sobre a cidade). (Foto: Arquivo Blog RCB. Laurinho, Norminha e Carlinhos, irmãos de Roberto Carlos, nos anos 40)

Na ordem, nasceram: Lauro Roberto (Laurinho), Carlos Alberto (Carlinhos), Norma (Norminha) e o caçula Roberto Carlos. Vamos falar, detalhadamente, de cada um deles.

• Lauro Roberto Braga
Em 7 de março de 1932 nasceu o primeiro filho do casal Robertino e Lady Laura: Lauro Roberto. Laurinho, como a família o chamava, tinha o apelido de Naim quando era criança. (Foto: Roberto Carlos e o irmão Lauro, nos anos 80. Arquivo Blog RCB)

Você deve lembrar que, nos anos 50, a família de Roberto Carlos se mudou de Cachoeiro para o Rio de Janeiro. Nesta época, Lauro começou a servir à aeronáutica. Em São Paulo, morando sozinho, ele foi tenente da aeronáutica, e chegou a se casar, mas por um breve período, já que, pouco tempo depois, se desquitou.

Nessa época, também, ele tentou a carreira de jogador de futebol. O irmão mais velho do Rei chegou a começar a jogar no Bangu Atlético Clube. Entretanto, devido a uma contusão no joelho, ele desistiu da carreira futebolística. (Foto: Roberto curte o carnaval do Rio de Janeiro com o irmão Lauro, nos anos 80. Arquivo Blog RCB)

Lauro nunca teve filhos. Hoje, ele mora em Copacabana, no Rio de Janeiro, é aposentado pela Aeronáutica e, assim como sua mãe e seu irmão, toca muito bem o violão.

• Carlos Alberto
Carlos Alberto, ou Carlinhos, como a família o chama, nasceu em 7 de julho de 1933. É perceptível, aqui, a diferença de idade de Roberto Carlos (1941) para os outros irmãos. (Foto: Acervo James Lima. Roberto e o irmão Carlos Alberto, nos anos 80)

Carlinhos, ainda quando criança, recebeu o apelido de Gadia, e também ingressou na Aeronáutica nos anos 50. Enquanto o irmão mais velho, Lauro, servia em São Paulo, Carlinhos servia no Rio de Janeiro.

Apesar da diferença de idade, e de não acreditar muito na carreira do irmão caçula (Roberto Carlos), Gadia sempre emprestava seu Citroen, para que Roberto fizesse shows em circos, além de emprestar dinheiro, quando necessário.

Com o tempo, ele virou médico, e teve uma filha chamada Selma, outra sobrinha de Roberto Carlos. Hoje, ele é casado com Fátima, de quem nunca desgruda! O casal vive no Rio de Janeiro, mas está sempre na ponte aérea Rio-São Paulo. (Foto: Site Oficial de Roberto Carlos. Maria de Fátima, Roberto e Carlinhos, em 2010).

Veja abaixo uma foto de Roberto Carlos jantando com o irmão Carlinhos e a cunhada Fátima, no Restaurante Mondeo, em Los Angeles, em 2010.
• Norma
Norma Braga foi a terceira filha do casal Robertino e Lady Laura. Ela nasceu dia 2 de julho de 1935. (Curiosamente, o mesmo dia de James Lima, presidente deste blog. James, entretanto, nasceu em 1994. rs). Ainda criança, Norminha recebeu o apelido de Mada. Outros amigos, contudo, chamavam-na de Futeza. (Foto: Arquivo Blog RCB. Roberto abraça a irmã Norma, em março de 2011, durante a festa de comemoração da vitória da Beija-Flor, que o homenageou no carnaval).

Por ser a mais jovem, Norma era a irmã que tinha mais proximidade de Roberto Carlos, que nasceria em 1941. Era ela quem tomava de conta do irmão caçula, evitava que ele entrasse em brigas com coleguinhas, e se divertia com ele.

Norma deu uma entrevista em 1971, na qual afirmou que Roberto era ciumento com ela, e nem a deixava namorar!!! E não só: eles brincaram muito juntos, e sempre iam ao cinema aos domingos: Roberto, Norma e Fifinha, uma vizinha. Quando Norma viajava, Roberto enviava cartinhas, dizendo que estava morrendo de saudades dela, e ela sempre respondia, porque sabia que aquilo era realmente importante pra ele. (Foto: Norma abraça o irmão Roberto Carlos, em 2007).

Quando a família Braga se mudou para o Rio de Janeiro, Norma arranjou um emprego numa empresa chamada Ancisa, onde conheceu Sérgio Catilho, com quem se casaria, em 2 de abril de 1960, na Igreja de Nossa Senhora da Consolação. Sérgio é o pai de Cássia e Lígia, as duas primeiras filhas de Norma.

Algum tempo depois, Sérgio Castilho foi nomeado secretário de Roberto. Mas Norma se divorciou dele, casando-se, em seguida, novamente. No segundo casamento, ela teve Ana Luiza, mais uma sobrinha para o Rei. Veja, abaixo, foto da família de Norma, no camarim de Roberto Carlos, após um show, nos anos 90.
Foto: Site Oficial RC

• Meus irmãos à minha volta, e o meu pai sempre de volta...♫
A família de Roberto Carlos é muito unida. Apesar da pouca disponibilidade do cantor, ele está sempre junto dos irmãos, principalmente em ocasiões especiais, como no natal e em festas familiares. Norminha, Carlinhos e Laurinho têm um fortíssimo carinho entre si, e por Roberto, e Roberto por eles. (Foto: Site Oficial RC. Os irmãos Carlinhos, Roberto e Laurinho, em 2011).

Resta-nos rezar, para que Deus mantenha a família unida e maravilhosa, como é, nos dias de hoje.
.
Próxima Matéria
Próximo domingo estaremos de volta, com uma matéria sobre as canções autobiográficas de Roberto Carlos. Não perca!

Esta matéria pertence ao ProjetoSaiba mais sobre esse projeto, clicando aqui.

Roberto Carlos enlouquece os fãs em show na capital paulista

O FUXICO - 10/11/2011 às 08:54
Publicado no BlogRCB por Ana Luiza - 10/11/2011 às 10:00

Fotos: Manuela Scarpa

Nada é previsível quando o Rei está cantando. Roberto Carlos voltou a se apresentar, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (9), e enlouqueceu os fãs, de todas as idades, que compareceram ao Credicard Hall. Ele ainda se apresentará na mesma casa na quinta e sexta-feira.

Roberto Carlos entrou no palco às 22h14, logo após a introdução de Emoções. Sem respirar, ele emendou Eu Te Amo e levantou a plateia. O Rei estava de branco e conversou a todo o momento com os fãs, assim como agradeceu sua banda.


"Que prazer rever vocês, pode parecer muito antigo isso que eu falo, mas toda vez que eu falo para mim é inédito. Obrigado a todos que me acompanham desde que nasci, faz muito tempo, mas eu ainda lembro", disse o cantor em sua primeira intervenção.


Ele seguiu com seu repertório, com sua ginga e com sua paixão pelo microfone. Na quinta música, o Rei foi modesto e, diante de seus súditos, encheu a bola de Cláudia Leitte.

"Esta canção eu gravei há muito tempo. Mas quem fez sucesso com ela foi a Claudinha Leitte", disse ele antes de iniciar Amor Perfeito.


Experiente, Roberto Carlos escutou gritos de "lindo", "eu te amo" e por ai vai. A plateia se animou quando ele colocou em seu colo o violão e mandou Detalhes. Os fãs fizeram um coral e o show ganhou ainda mais vida.


Lady Laura e Nossa Senhora também fizeram parte do repertório de Roberto Carlos, que falou sobre a música Pensamentos.

"Quando eu fiz esta canção, cantei duas, três vezes, sei lá... Mas em Jerusalém voltei a cantar e hoje ela está de volta".


Solto no palco, o Rei divertiu a plateia ao falar sobre amor e sexo. E quando decidiu colocar sexo em suas canções.


"Percebi que já tinha falado muito de amor e que estava faltando sexo. Estava faltando sexo no amor. Achei que iria ficar mal falado no bairro. Mas decidi falar de sexo. Aliás, o sexo faz parte do amor. Me perguntaram quais as três coisas mais importantes da vida. Eu respondi: sexo com amor, sexo e sorvete", disse o sorridente Roberto Carlos.

Após a 16ª música, ele apresentou a banda, um por um. Elogiou cada um dos integrantes. Sem perder tempo, emendou É Proibido Fumar. A partir deste momento, a plateia desceu e foi pra frente do palco. Senhores, senhoras de idade, mulheres, homens, garotos e garotas queriam ficar mais perto do Rei.

Emoções voltou ao repertório e ele fechou a noite com É Preciso Saber Viver e Jesus Cristo.


Roberto Carlos, como de costume, distribuiu rosas vermelhas e brancas para suas fãs. Ele também foi presenteado e agradeceu a todos. O show do Rei se encerrou nas 12 badaladas de quinta-feira (10).



Roberto Carlos diverte plateia contando a história de seu cão Axaxá

O FUXICO - 10/11/2011 às 12:54
Publicado no BlogRCB por Ana Luiza - 10/11/2011 às 17:00


O Roberto Carlos cantor todos já conhecem. Mas poucos sabem de seu lado contador de histórias. E ele tem tino pra isso. Durante o show que realizou em São Paulo na noite de quarta-feira (9), o Rei falou de seu cachorro “Axaxá”.

"Eu já falei de tudo, ou quase tudo, em meus shows. Já falei até do meu cachorro Axaxá. Quando eu era garoto, ganhei um livro com a história dele. O Axaxá era vira-lata e se apaixonou por uma cachorra. Essa cachorra morava na rua do Axaxá e era toda preta, lustrosa", disse ele para a plateia, atenta à história.

"Mas um dia apareceu um cachorro da cidade, engravatado. E a cachorra se apaixonou por ele. O Axaxá sofria e começou a beber. Ele bebia feito cachorro (risos). Eu li esta história quando era pequeno e ainda me lembro. Eu chorava quando via o cachorro bebendo. Quando ganhei um cachorro, coloquei o nome de Axaxá. E foi ele que me recebeu sozinho quando eu cheguei", completou Roberto Carlos, antes de iniciar a música O Portão, para delírio das fãs.

Roberto Carlos cantou mais de 20 músicas em um show de duas horas. Ele enlouqueceu a plateia, cantou, sorriu, agradeceu, tocou violão, ganhou presentes e, lógico, distribuiu suas famosas rosas.

Roberto Carlos fala sobre a emoção de gravar mensagem de fim de ano

Globo.com - 08/11/2011 às 19:33
Publicado por Ana Luiza no BlogRCB - 10/11/2011 às 23:00


Em vídeo, Rei conta como foi cantar com coral de profissionais da Rede Globo

Dois clássicos anunciam a chegada do fim de ano na tela da Rede Globo: Roberto Carlos despontando no seu televisor e os versos de “hoje é um novo dia/ de um novo tempo que começou” – tema das campanhas da emissora desde a década de 70. Para proclamar a chegada de 2012, a Rede Globo decidiu reunir a dupla preciosa e preparou a seguinte novidade: é o Rei quem entoa “Um Novo Tempo”, junto com o coral formado por mais de 130 profissionais da emissora na nossa mensagem de fim de ano.

A gravação aconteceu no último sábado, dia 5, em um estúdio da Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro, e reuniu apresentadores, jornalistas, narradores, comentaristas e grande parte dos atores que compõem o elenco da Rede Globo. Emocionados com a presença de Roberto Carlos, os astros da casa se tornaram fãs e mostraram que também sabem tietar - com máquinas sempre a postos para registrar o encontro.

- Estou me sentindo honrada. Não conheço o Roberto Carlos, é a primeira vez que vou vê-lo e ficar ao lado dele. Estou muito feliz! – comemorou Bianca Bin.

O Rei retribuiu tamanho carinho à altura: de improviso, durante as gravações no estúdio, cantou "Emoções" à capela para os felizardos presentes. Recebeu fortes aplausos e agradeceu com o característico sorriso e algumas lágrimas.



- Foi uma emoção que não dá nem pra dizer, não consigo encontrar as palavras. Todos esses atores, todos esses profissionais da Globo são meus ídolos. Tive que enxugar uma lagriminha ou outra. Hoje foi um dia maravilhoso na minha vida - nos bastidores, revelou a majestade.

O ator Ney Latorraca resumiu o momento de confraternização entre os colegas da emissora:

- Já faz tempo que estou na Globo, fiz várias participações em campanhas de final de ano. Acho que é uma chance de transmitir carinho, paz e amor para quem está em casa; e uma oportunidade de encontrar os amigos. Um momento muito importante.

EM PRIMEIRA MÃO: Capa do livro "Um show em Jerusalém: O Rei na Terra Santa", de Léa Penteado.

Ana Luiza - 16/11/11 às 18:40

Olá Súditos!!

No próximo dia 23, a jornalista Léa Penteado, que também é integrante da equipe de assessoria de Roberto Carlos, lançará em São Paulo o livro "Um show em Jerusalém : O Rei na Terra Santa".

Léa Penteado acompanhou de perto todos os bastidores da viagem de Roberto Carlos na Terra Santa e o grande show do dia 7 de setembro. No livro ela relata, com detalhes, todos estes momentos lindos!

O BLOGRCB trás pra vocês, em PRIMEIRA MÃO, a CAPA do livro que será lançado no dia 23 de novembro. Confira abaixo a capa e os detalhes do lançamento! Clique na imagem para ampliá-la


Roberto Carlos emociona fãs em apresentação no Teatro Castro Alves

BAHIA MEIO DIA - Salvador 19/11/2011
Publicado no BlogRCB por Ana Luiza - 19/11/2011 às 17:33




Artistas baianos prestigiam show de Roberto Carlos em Salvador

G1 - 19/11/2011 16h23
Publicado por Ana Luiza no BlogRCB - 19/11/2011 às 17:33



Artistas baianos prestigiaram o cantor Roberto Carlos na primeira apresentação do Rei neste fim de semana em Salvador. Daniela Mercury e Durval Lelys, da banda Asa de Águia, estiveram na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), na noite de sexta-feira (18).

"Caetano uma vez disse que o Brasil sabe a quem chamar de rei, e eu estou aqui para prestigiá-lo”, comentou Daniela.

Com cerca de 30 minutos de atraso, Roberto Carlos subiu ao palco ao som de Emoções. “É um prazer rever vocês”, disse o cantor, que esteve em Salvador a última vez em 2009. Entoando grandes sucessos como “Eu te amo, te amo, te amo”, “Além do Horizonte,” “Amor Perfeito” e “Desabafo”, o show do Rei contou com um pout-porri de músicas da Jovem Guarda e a entrega das disputadas rosas ao som de Jesus Cristo no final do show.

"Estar aqui, frente à frente com o Rei Roberto, nosso grande mestre, é o melhor presente que poderíamos ter da Música Popular Brasileira. Eu sou suspeito, pois todas as músicas que ele faz são realmente maravilhosas, mas eu vim mesmo ver a orquestração, porque eu gosto de fazer pesquisas. O foco do sucesso está nas raízes, e as raízes estão na música clássica. A orquestra sinfônica sempre nos traduz a essência da formulação mágica da música. E a orquestra dele é imbatível", diz Durval Lelys.

O Rei Roberto Carlos faz o segundo show na capital baiana na noite deste sábado (19), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA).

Set List
- Pout-porri instrumental
- Emoções
- Eu Te amo, te amo, te amo
- Além do horizonte
- Amor perfeito
- Café completo
- Detalhes
- De volta ao portão
- Lady Laura
- Nossa Senhora
- Pensamentos
- Coisa bonita
- Proposta
- Côncavo e convexo
- Cavalgada
- Pout-porri Jovem Guarda (É proibido fumar, Namoradinha de um amigo meu, Quando, E por isso estou aqui, Jovens tardes de domingo)
- Como é grande o meu amor por você
- É preciso saber viver
- Jesus Cristo

Roberto Carlos se apresenta em casa lotada na Bahia

Terra- 21/11/2011 às 15:36
Publicado por Ana Luiza no BlogRCB - 21/11/2011 às 19:46


O cantor Roberto Carlos se apresentou no último sábado (19) para um público de quase cinco mil pessoas na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, Bahia.

Com a casa lotada, o cantor apresentou sucessos como Detalhes, Emoções e Nossa Senhora. Sob o som instrumental de Jesus Cristo, Roberto Carlos distrubuiu rosas ao público, como é de praxe.
Fotos: André Carvalho

8 comentários. Clique aqui para comentar!:

Ana teixeira disse...

James vc e a sua equipe estão de parabéns mais uma vez.Adorei essa homenagem a família do Roberto Carlos ! Abraço!

alda disse...

Parabéns a voçe James e a toda a equipe por mais uma matéria maravilhosa sobre a familia do nosso querido Rei RC,uma homenagem muito linda,adorei.

Felipe Moura disse...

Show de bola!

Felipe Moura

Anônimo disse...

rapaz voce tem somente 17 anos?e´um genio..................

ILIÃO disse...

PARABÉNS JAMES E EQUIPE, matéria muito interessante com fatos que eu como fã há 40 anos e pensando saber (QUASE) tudo da vida do rei , desconhecia. GOSTEI MUITO !!! ABRAÇOS.

Anônimo disse...

Bom dia, eu não suporto final de ano passando as abobrinhas da xuxa, faustão, entre outros, eu gosto mesmo de ver e ouvir o meu idolo do coração Roberto Carlos, o Rede globo, ve se acorda, o rei é o rei, bjs.

DELMI disse...

Parabéns pela matéria,aguardo Roberto no show da Globo.São tantas emoções...

Dimitrie Nechet disse...

James parabéns pelo seu Blog dessa família Braga fora de série. Meu nome Dimitrie Nechet, morei com os irmãos Laurinho (Naim) e o Carlinhos em Vitória-ES, quando servimos juntos na Aeronáutica. Tive o prazer de conhecer o Seu Robertino e a Dona Laura, mas nunca tive oportunidade de estar pessoalmente com o Roberto Carlos.
Pediria a você dar as minhas recomendações ao Laurinho e Carlinhos. Meu e-mail: Dimitrienechet@uol.com.br. Moro em Belém do Pará.

Related Posts with Thumbnails