domingo, 10 de julho de 2011

A nossa maninha... WANDERLÉA!

Foto: Arquivo Blog RCB
Olá súditos!

Hoje, cá estamos, depois de uma chuva de emoções no show de Erasmo Carlos, em homenagem aos seus 70 anos de idade, com participação de Roberto. E viemos falar da aniversariante do dia 5 de junho: WANDERLÉA! Naquele dia, não falamos dela para privilegiar Erasmo Carlos, que também aniversariou dia 5. Passamos todo o mês de junho falando sobre Erasmo Carlos, e sua relação de amizade com Roberto, na intimidade.

Continuamos seguindo o mesmo projeto. O Projeto 70 Anos De Emoções, que temos promovido em 2011, tem por objetivo relembrar toda a vida pessoal de Roberto Carlos, em homenagem aos seus 70 anos de idade. É importante lembrar, ainda, que estamos cautelosos com a sua privacidade.

E dentro deste projeto, já relembramos muita coisa da intimidade do Rei. Falamos 1 mês sobre Cachoeiro de Itapemirim-ES, terra natal de nosso cantor, e de suas influências sobre ele (RELEMBRE!), e 1 mês sobre Erasmo Carlos, o parceiro e amigo de Roberto. Hoje, uma matéria dedicada, exclusivamente, à ternurinha, seguindo o propósito do projeto: vamos deixar o lado profissional um pouco de lado, e falar da intensa amizade que une Wandeca e Roberto. Além disso, vamos mostrar o quanto um é importante na carreira do outro. Boa leitura!

• Tudo por causa de Mr Sandman!
O ano era 1961. Roberto Carlos tinha lançado o disco Louco Por Você (relembre) e estava com um intenso trabalho de divulgação dele, no mercado. Edy Silva, divulgadora da CBS, foi uma força incessante nesse momento da carreira do Rei. Foi, praticamente, graças ao trabalho dela que Louco Por Você alcançou o 65º lugar na lista das 100 canções mais executadas em rádio em 1961. Mas apesar disso, a coisa não andava fácil... (Foto: Arquivo Globo)

Apesar de um bom resultado nas rádios, o disco não vendeu quase nada. Foram apenas 512 cópias, disputadas a tapa nos dias de hoje. E como o sucesso ainda não era tão grande, eram poucas as oportunidades que Roberto tinha de fazer shows. Uma das poucas oportunidades era acompanhar a caravana do locutor Luis de Carvalho, da Rádio Globo, que saía com um grupo de artistas iniciantes, percorrendo subúrbios do Rio de Janeiro.

Contudo, a má organização dessas caravanas fazia com que os shows não tivessem garantia de público. Roberto Carlos, por exemplo fez um show no meio da semana, com pouca divulgação, num clube, no Bairro de Cordovil. E ali estavam apenas... 3 pessoas! Sem se preocupar com o tamanho do público, Roberto cantou como se estivesse cantando para uma multidão, feliz e emocionado, contagiando as 3 pessoas presentes. Uma delas era uma mineira, de Governador Valadares, de apenas 16 anos, que foi ao espetáculo porque morava perto daquele clube. Seu nome? Wanderléa!

Wanderléa ficou impressionada com a desenvoltura e presença de palco de Roberto. "Quando ele entrou no palco não parecia estar se importando se havia muito público ou ninguém. Cantava com introspecção, como se fosse para a amada dele que estivesse ali. Roberto me cativou com a interpretação dele em Mister Sandman. Gostei dele", relembraria anos mais tarde. (Foto: Arquivo Blog RCB)

Como o salão estava vazio, Roberto teve facilidade em conhecer Wanderléa. Ele a convidou para conversar, enquanto fazia um lanche. Nessa conversa, ele ficou sabendo que ela também gostava de cantar e também sonhava em ser uma cantora famosa. Depois de alguns minutos conversando, Roberto levantou-se, puxou-a pelo braço, e tascou-lhe um beijo na boca, inesperado. "Foi realmente inesperado, eu não estava esperando!" relembra a cantora.

• O Breve Romance!
No ano seguinte, Wanderléa foi contratada pela Columbia (que viria a se chamar CBS), a mesma gravadora de Roberto. Foi nessa época que engataram um leve romance. Segundo o próprio Roberto, foi bem inocente. Wanderléa também já afirmou isso. (Foto: Arquivo Blog RCB).

Mas, por que acabou? "É que eu sou dura na queda" explica ela. "Sempre fui muito rígida com Roberto. Como o assédio a ele era muito grande, eu me sentia bastante insegura. O Roberto tem um lado - agora acho que acalmou, tomara - sempre galante, sempre soube cortejar uma mulher, ele é todo sedutor. E eu, como única mulher naquele grupo meio machista, via a mulherada se expondo e achava aquilo tudo muito feio. Pensava: "Não vou ser mais uma igual àquela ali". Tenho muito respeito pelo meu corpo, sabe?" Entretanto, Wanderléa admite que não foi fácil para ela recusar o romance com Roberto Carlos. "A decisão me doeu muito, afinal Roberto é uma pessoa encantadora, a doçura em forma de gente."

• A amizade
Durante a época da Jovem Guarda, Roberto, Erasmo e Wanderléa eram os maiores ídolos jovens do país, e mantiveram, sempre, uma amizade bastante fraternal. Há várias histórias de machismo envolvendo Roberto e Erasmo, com ciúmes de Wanderléa. "Esse vestido está muito curto!" e coisas do tipo. Sem dúvida, demonstram apenas um grande zelo pela ternurinha. (Foto: Arquivo Blog RCB)

Com o fim da Jovem Guarda, a amizade entre os 3 continuou, sempre forte. Nos anos 70, Roberto manteve-se morando em São Paulo, numa mansão no Morumbi. Erasmo foi para o Rio de Janeiro. E Wanderléa ficou em São Paulo. A distância geográfica os distanciou um pouco, em relação aos anos 60, mas a amizade continuou como sempre. Veja depoimento dado por Wanderléa sobre Roberto, em 1976, à Revista Contigo. Coisas que só o Blog RCB traz pra você.
Ele é um irmão. Nosso relacionamento já ultrapassou a amizade. Só que é um irmão que tem pouco tempo para o pessoal de casa. Às vezes eu encontro Erasmo, e a gente começa a "reclamar" a ausência de Roberto, principalmente porque sou madrinha do filho menor de Erasmo, e não posso batizá-lo enquanto Roberto e Nice não batizarem o filho mais velho. Na época em que Roberto tinha mais tempo, ele ia lá em casa filar frutas do sítio, ou comer doce de banana. Mas acontece que ele fez sua opção, e entrou numa engrenagem pela qual é apaixonado.
É visível o distanciamento, mas o carinho permanente, no início dos anos 70. E foi esse mesmo carinho que levou Roberto a convidar Wanderléa para vários Roberto Carlos Especiais na Rede Globo. Ela esteve presente nos programas de 1975, 1978, 1981, 1985, 1990, 1993, 1995, 2004 e 2006, além de ter estado no Show RC 50 Anos No Maracanã. Um destes encontros, o de 1990, foi relembrado no CD / DVD lançado pelo Rei em 2006, Duetos. Você pode curtir esse dueto, no vídeo abaixo.

Lembrando que os direitos autorais são totais de Roberto Carlos, Wanderléa, Rede Globo, Sony Music e Rossini Pinto.


Wanderléa e Roberto são muito amigos. Ela sempre está presente em momentos marcantes do Rei. Isso inclui momentos alegres (como o desfile na Beija-Flor de Nilópolis, no carnaval 2011, ou no aniversário de 50 anos de idade de Roberto, - foto ao lado, do arquivo do Blog RCB - num show no Ibirapuera - relembre) e momentos tristes, como o enterro de Dona Laura e o velório de Ana Paula. Não resta dúvida que ela tem todos os motivos para ser a querida "maninha", não é mesmo?

Próxima Matéria
Próximo domingo, estaremos de volta, com uma matéria sobre os pais de Roberto Carlos. É a continuação do Projeto 70 Anos De Emoções, que vai relembrar toda a vida pessoal do Rei. Já falamos de Cachoeiro de Itapemirim, de Erasmo Carlos e de Wanderléa. Ainda tem muita coisa pra falar! Não perca!

Esta matéria pertence ao ProjetoSaiba mais sobre esse projeto, clicando aqui.

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

4 comentários. Clique aqui para comentar!:

Ant.Frota disse...

Amigo,nunca mais entrei,é tanto trabalho e pouco fruto,quase desisto.O tempo é tão raro que para ganhá-lo entro como anônimo.HOJE ESTOU COM FORA DO TOM E SE VC GOSTOU.Volto logo por aqui .Blog CAMOCIM-CEARÁ UOL-fc.frota.zip.net(meu Email:torresfrota@bol.com.br)Estou no orkut e no facebook-Berg.

Ant.Frota disse...

Este blog tem sido trabalhado com muito amor para o povo,vamos completar 2 meses no dia 13 de julho.
Não tenho encontrado apoio em muitas pessoas,ao contrário, críticas sem construção.Espero levar até a rede as minhas
singelas mensagens.Consta na nossa programação:poesia,histórias,novelas da Globo e Record,futebol,esportes,
notícias,leituras bíblicas,celebridades ,seus comentários e etc.
Tenho observado a politicagem que é geral,pessoas que mudam de comportamento para lhe agradar, porque está
pensando no seu voto e nos votos das famílias.Deus é a quem devemos prestar contas do que somos e em nome dele
mostrar o nosso amor pelo próximo.Poucas pessoas vão ler o que penso, mas creio que a minha oração vai chegar
até elas e elas modificarão suas vidas pelo nome do Senhor.Quanto a mim,sou semente na rede,até o fim.
Diversão é um meio de chegar às pessoas que quiserem,na verdadeira democracia.
Desisti do anônimo porque meu comput lhe registrou.

Everaldo Farias disse...

Zé Jeimis,

obrigado pelas felicitações e por suas palavras sempre gentis lá no Blog. Desejo tudo em dobro pra você e sua família sempre.

Quanto à Wanderlea, gosto muito de algumas canções dela como as clássicas Foi assim e Te amo. Mas, só depois do Elas cantam Roberto é que prestei atenção à beleza de Você vai ser meu escândalo.

Cara, nessa interpretação, Wandeca, mostra porque é uma das melhores do país, sem sombra de exageros.

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Ant.Frota disse...

O BLOG CAMOCIM CEARÁ UOL ESTÁ COM UMA HISTÓRIA DE AMOR HOJE E COM AS MELHORES DO ROBERTO-ROSITA.UM ABRAÇO JAMES.BERG NO ENDEREÇO fc.frota.zip.net