domingo, 22 de maio de 2011

Meu Pequeno Cachoeiro, vivo só pensando em ti...♫ - Fãs de Roberto Carlos

Esta matéria contém:

• Meu Pequeno Cachoeiro, vivo só pensando em ti...♫ - Fãs de Roberto Carlos
• Rei em 3D.
• Rei Roberto Carlos prepara CD em espanhol e retorna ao Brasil neste final de semana.
• Designer de Lady Gaga cria cenário para show de Roberto Carlos em Jerusalém.
• Roberto Carlos compra mais um apartamento no prédio onde mora..

Imagem: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Olá Súditos!


Cá estamos de volta, no nosso velho e querido Blog Roberto Carlos Braga, para dar continuidade ao Projeto 70 Anos De Emoções. Se você ainda não sabe, quando Roberto Carlos completou 50 anos de música, em 2009, passamos todo o ano relembrando sua carreira, no Projeto RC 50 Anos. Este ano, Roberto completa 70 de idade. E, claro, não poderíamos deixar essa data passar em branco. Estamos, durante todo o ano de 2011, levando em frente o Projeto 70 Anos De Emoções, que tem, por norte, relembrar a vida pessoal de nosso cantor, com toda a privacidade e respeito que ele merece.

Dentro do Projeto, começamos, como deve-se fazer, do princípio. E, no caso do Rei, o princípio mora em Cachoeiro de Itapemirim, cidade natal do cantor, no interior do Espírito Santo. A capital secreta do mundo, como é conhecida pelo povo capixaba, provocou muitas emoções em Roberto Carlos, e, por esse motivo, rendeu uma série inteira pra gente, composta por 5 matérias. Na primeira, as emoções que Cachoeiro despertou no Roberto Carlos Criança. Em seguida, no Roberto Carlos Adolescente, no Roberto Carlos Adulto até 1971, e no Roberto Carlos Adulto de 1971 até os dias de hoje. Hoje, encerrando a série, traremos uma matéria sobre a importância de Cachoeiro de Itapemirim para os fãs de Roberto Carlos. Para isso, Ana Luiza, membro da Equipe deste Blog, viajou a Cachoeiro, na semana de aniversário de Roberto. Aninha conversou com o prefeito da cidade, com Helena Mignone (primeira professora de piano do Rei), com Gersy Volpato (a primeira fã de Roberto Carlos), com funcionários da Casa de Cultura Roberto Carlos, com funcionários do hotel San Karlo, onde Roberto sempre fica hospedado quando vai a Cachoeiro, com funcionários da Estação de Trem, onde há um museu, e muito mais... As aventuras da Aninha em Cachoeiro você confere na matéria de hoje.


SEMANA DO REI
Todo ano a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promove uma semana dedicada ao filho mais ilustre da cidade, Roberto Carlos Braga, nosso Rei.

A Semana do Rei aconteceu na semana do aniversário de Roberto Carlos, que é dia 19 de abril. Este ano, a comemoração estava prevista para os dias 15 a 19 de abril. Na programação, shows com diversas bandas, gincanas com alunos da rede pública e visitação à Casa de Cultura Roberto Carlos Braga, tudo gratuito.

No primeiro dia de comemorações, 15 de abril, apresentaram-se na Praça Jerônimo Monteiro duas bandas. Aroldo Sampaio e banda, e, em seguida, a banda Art & Voz. A Banda se apresenta em várias festas, cantando músicas do Rei. No dia, um cover de RC cantou junto com a Banda Art & Voz (foto) e até distribuiu rosas ao público presente.


A novidade deste ano foi o Giro Gastronômico. Os restaurantes serviam pratos que levavam nomes das canções do Rei. O Blog RCB esteve presente em um destes restaurantes, veja ao lado, a foto do prato “Eu quero apenas”.

Infelizmente a programação foi interrompida no dia seguinte, 16 de abril, devido ao falecimento da filha mais velha de Roberto Carlos, Ana Paulo. O prefeito, Carlos Castleglione, decretou luto de 3 dias e todo a programação foi cancelada, permanecendo apenas o Giro Gatronômico. Apesar do cancelamento e da tristeza, o BlogRCB continuou a viagem por Cachoeiro de Itapemirim.

Hotel San Karlo
Ana Luiza, da equipe do Blog RCB ficou hospedada no mesmo hotel em que Roberto Carlos fica quando vai à cidade. O Hotel se chama San Karlo e fica na Avenida Beira Rio. As suítes têm vista para o Rio Itapemirim e para o Pico do Itabira. Como foi relatado durante a série, o Rei costumava pescar e nadar no rio quando era criança, e o Pico é um outro ponto turístico da cidade.

O Blog RCB teve acesso exclusivo à suíte em que o Rei fica hospedado, a mais cara do hotel. Trata-se da suíte 801, que, curiosamente, chama-se suíte Roberto Carlos. A suíte estava em reforma e não foi possível tirar fotos. Fizemo-lo somente da varanda, que tem vista panorâmica da cidade. Veja a foto da varanda.

Estação
A antiga estação de trem da cidade foi desativada há mais de 20 anos. Hoje, é um museu, com várias recordações da época em que funcionava. Trata-se de um local que "é a cara" de Cachoeiro. Já foram exibidas, inclusive, imagens da Estação durante programas televisivos sobre Roberto Carlos, como o Roberto Carlos Especial 1974 e o Globo Repórter 1991 - Roberto Carlos 50 Anos De Emoções.

Rádio Cachoeiro
A Rádio Cachoeiro e o Conservatório de Música de Cachoeiro foram os locais mais importantes no início da carreira de Roberto Carlos. Foi na Rádio ZYL-9 que nosso Rei começou a cantar, aos 9 anos de idade e descobriu que queria ser músico. (Relembre, na primeira e na segunda matéria desta série). A Rádio ZYL-9 já foi desativada e hoje, no local, funciona outra rádio, a Rádio Tupi.

Conservatório de Música
O Conservatório de Música foi onde RC aprendeu as primeiras notas do piano. O Conservatório pertencia a Elaine Manhães, que foi a segunda professora de Roberto Carlos. A primeira professora de piano dele foi Helena Mignone, que nos deu a honra de entrevistá-la. A entrevista você verá ao longo da matéria.
O Conservatório ainda funciona, e este ano completa 64 anos. A professora Elaine Manhães, lamentavelmente, faleceu no ano de 2011.

Colégio Cristo Rei
O Colégio Cristo Rei foi onde RC estudou na infância. Foi lá que o Rei conheceu a Irmã Fausta, sua professora e grande amiga. Foi ela quem deu a ele o medalhão que usava desde o programa Jovem Guarda. Tentamos entrevistar Irmã Fausta, mas ela não reside mais em Cachoeiro. A Irmã conversou rapidamente com o Blog. Atualmente ela mora em Vila Velha, interior do Espírito Santo.

A primeira, de todos nós
Todos os fãs do Rei Roberto Carlos sempre dizem que são os fãs nº1 dele. Mas esta pode, sim, dizer que o é, por direito. Dona Gersy Volpato, fã de RC desde quando ele começou a cantar na Rádio ZYL-9.

Hoje com 81 anos, Gersy Volpato é considerada a primeira fã de Roberto Carlos, sem laços sanguíneos com o cantor (não podemos desconsiderar que dona Laura e seu Robertino, além de pais, foram seus grandes fãs e incentivadores). Dona Gersy segue Roberto há 61 anos, antes mesmo dele se tornar Rei.

Quando Roberto Carlos começou a cantar na Rádio Cachoeiro ela e sua irmã iam assistir ao menino Zunga. Todo domingo as duas gastavam cerca de 2 horas a pé para ir da casa onde moravam até a rádio, e ver o ídolo de perto.

Após RC ir para o Rio de Janeiro, ela e sua irmã, conhecidas como as irmãs Volpato, iam aos programas da Jovem Guarda. Em 1965, Luis Wanderley convidou Roberto Carlos para cantar em seu programa, na TV Continental e convidou dona Gersy e a irmã. Após o programa, quando iam embora de ônibus, Luis Wanderley disse a elas para que fossem de táxi, junto com ele e RC. O problema foi que Wanderley desceu antes e disse para elas pagarem o táxi, junto com Roberto. Os três ficaram assustados, porque pensaram que Luis Wanderley pagaria. Roberto e as Irmãs Volpato estavam indo para o mesmo bairro, São Cristóvão, e como RC estava no início da carreira, quase não tinha dinheiro. Foi Dona Gersy quem pagou aquela corrida!

Gersy Volpato tem todos os vinis e CDs de Roberto, além de diversas revistas antigas, como o cruzeiro, jornais e várias fotos do Rei espalhadas pelas paredes da casa toda. Das raridades que guarda, duas são especiais: o ingresso do primeiro show de Roberto e o rádio em que começou a ouvir as músicas dele. As fotos você confere com exclusividade aqui no Blog RCB.Quando Roberto Carlos foi à cidade para o show em comemoração aos 50 anos de carreira, pediu à produção dele que ligasse para Gersy e fosse buscá-la para o show, pois queria revê-la. Infelizmente o encontro não aconteceu, mas Dona Gersy foi ao show, junto com o sobrinho dela. Foi o primeiro show sem a irmã, que havia falecido há pouco tempo.

Ela nos contou ainda que limpa todos os quadros uma vez por semana e que não sabe para quem vai deixar as recordações de Roberto Carlos, pois não conhece ninguém que terá o mesmo carinho que ela tem com os objetos. Dona Gersy diz que pensa dar ao próprio Roberto o acervo que ela tem, já que o Rei tem uma casa em São Paulo onde guarda os presentes dos fãs.

Escultura de Roberto Carlos em Mármore
Para os que não sabem, há em Cachoeiro de Itapemirim, além das homenagens citadas na matéria da semana passada, uma escultura de Roberto Carlos em mármore branco, em tamanho real. A escultora se chama Ângella Borelli, que é escultora Ítalo.

O molde da escultura começou a ser feito em 2003. O início do trabalho foi em 2006, quando Ângela começou a esculpir o Rei Roberto Carlos. A escultora demorou 1.188 dias para finalizar a obra, cerca de 6.000 horas, que terminaram no final de 2009. Antes de concluir o trabalho, Ângella Borelli fez uma maquete em gesso, de ¼ da escultura. Fez também uma em bronze, que foi entregue ao próprio Roberto Carlos pelo prefeito Carlos Casteglione, no dia 19 de abril de 2009, no show dos 50 anos de carreira.

Quem tiver interesse em conhecer a escultura do nosso Rei, basta ligar para Ângella Borelli e marcar um dia para visitação. Os telefones para contato são (28) 3511-7456/99354843

Aninha e o prefeito
Ana Luiza conseguiu contato com o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Categlione.

Os dois tiveram uma conversa sobre o Blog, sobre Roberto Carlos, e sobre a cidade de Cachoeiro, além de registrarem o momento com fotos.

Não deu outra: poucos dias depois, a imagem dos dois estava na página principal da prefeitura de Cachoeiro.

Veja:

Entrevista com Dona Helena Mignone
Tivemos a honra de entrevistar a primeira professora de piano de RC, Helena Mignone. Abaixo você confere a entrevista. Durante a conversa, dona Helena disse que não gosta de ser chamada de 'senhora'. Por isso, a informalidade do 'você'. Além disso, há um vídeo, no qual pedimos à dona Helena que tocasse, no piano, a primeira música que o Rei tocou no instrumento. Ela o fez, assim como tocou outras música da carreira de Roberto Carlos. Acompanhe.

Blog RCB: Como era o Roberto Carlos como aluno?
Dona Helena: Era um menino atencioso, caprichoso e cumpridor dos deveres. Gostava de música e se envolvia em tudo que era relacionado à música. Ele gostava de música,então ele dizia assim “Dona Helena, eu sei que eu não vou ser pianista mas eu quero estudar piano, eu quero saber tocar piano.” Tudo que tinha de música ele participava, tocava piano, violão.

Blog RCB: O que você lembra dele?
Dona Helena: Desde pequeno era uma menino que realmente encantava a gente. Pra mim, Roberto Carlos foi sempre especial. Ele começou a cantar na rádio Cachoeiro (ZYL-9) quando tinha 9 anos. Mas o Roberto era tão talentoso, que na rádio eles disseram assim “Não, esse menino tem que ter um programa só dele”. Então criaram um programa pra ele todo o domingo, um programa só dele. Ele era um menino sério, compenetrado. Ele ia pra aula todo de roupa limpinha, sempre de branquinho, calça suspensória. Ele era muito sério, mas na hora da brincadeira ele era levado. O pessoal jogava futebol e ele era o goleiro.

Blog RCB: Tem alguma história que ficou marcada?
Dona Helena: São tantas emoções... Uma história que ficou marcada foi quando ele veio a Cachoeiro pela primeira vez depois de ter ido pro Rio. Quando ele chegou à cidade ele ligou pra mim. Ele sempre me dizia que um dia ia ser cantor, ia ser famoso. Quando ele me ligou ele não falou nada, e começou a assobiar a música no telefone. Eu fiquei muito emocionada, sem palavras para expressar o que senti.

Blog RCB: Hoje em dia você ainda mantém contato com ele? Vai a shows?
Dona Helena: Desde quando ele saiu daqui, sempre quando ele fazia as apresentações ele me mandava o convite e eu ia. Sempre mantivemos contato, somos amigos mesmo. Ele esteve aqui em 2009, para o show de 50 anos de carreira. Ele não vem até aqui em casa porque é muito difícil, mas sempre quando ele vem à Cachoeiro ele me liga e me levam até ele.

Blog RCB: O que você lembra da família dele, de Dona Laura e o seu Robertino?
Dona Helena: Dona Laura e seu Robertino eram muito simpáticos. Eles eram amigos da minha família, principalmente do meu pai e do meu marido. Os dois sempre ajudaram o Roberto com a carreira, principalmente Dona Laura. Dona Laura e ele eram muito ligados. Seu Robertino também era um homem muito bom, muito trabalhador.

Blog RCB: Tinha alguma música em especial que o Roberto gostava de tocar?
Dona Helena: Ele estava muito no princípio, era a primeira vez que tocava piano. Ele estava aprendendo ainda. Eu ensinei a ele uma música bonitinha para ele tocar no final do ano. No final do ano os alunos se preparavam pra tocar uma audição e foi essa que ele tocou. Até hoje ele se lembra da música. Não tinha nenhuma música em especial pra ele, era um aluno principiante ainda. Eram músicas mais simples.

Blog RCB: Qual a música do Roberto que você mais gosta?
Dona Helena: São tantas, é difícil. São várias, mas a que eu mais toco no piano é “Emoções” e também aquela,“Outra Vez”.

Blog RCB: Poderia mandar um recado para os fãs do Rei, que acessam nosso Blog?
Dona Helena: Parabéns pela escolha de vocês, fizeram uma ótima escolha, serem fãs do Roberto. Que continuem com suas emoções referentes ao Rei Roberto Carlos. Ele merece todo esse carinho de vocês. Ele merece, ele é nosso Rei e continuará sendo. Não haverá outro Rei como Roberto Carlos. Que as emoções continuem sempre as mesmas e o Rei será sempre eterno.

Blog RCB: Como você define Roberto Carlos?
Dona Helena: Ele é um encanto de pessoa. Simples, toda a vida foi um menino simples. Era um menino todo compenetrado em aulas, sempre muito direito, responsável em todos os sentidos. Por isso foi que ele cresceu, que virou Rei.

Próxima Matéria
Próximo domingo estaremos de volta. Pedro Mülbersted volta, com suas Análises de Discos. Desta vez, Pedro vai falar sobre o disco Roberto Carlos 1963. Imperdível!

Esta matéria pertence ao ProjetoSaiba mais sobre esse projeto, clicando aqui.


Rei em 3D
Fonte: O Globo
Foto: Site Oficial do Projeto Emoções em Jerusalém

Jayme Monjardim é o novo diretor dos programas de Roberto Carlos. Vai substituir Roberto Talma, que está com problemas de saúde, já no especial que o Rei grava em setembro,em Jerusalém. "É uma megaprodução que, além de passar na Globo terá versão ampliada e em 3D para o cinema" diz o empresário Dody Sirena.


Rei Roberto Carlos prepara CD em espanhol e retorna ao Brasil neste final de semana
Fonte: Extra Online
Foto : ArquivoBlog RCB

Em Miami desde a morte da filha, Ana Paula, no mês passado, Roberto Carlos já voltou ao batente. O cantor está nos Estados Unidos gravando um CD em espanhol e volta ao Brasil neste fim de semana.

Ao chegar ao Rio, RC volta a pensar no show de Jerusalém. Quem curte o especial de fim de ano com o Rei, exibido pela Globo há 37 anos, vai gostar da notícia: o show de Israel, que acontece em setembro, tamém será televisionado.

Jayme Monjardim, que completou 55 anos ontem, vai dirigir os dois especiais. Esta será a primeira vez que Jayme trabalhará com o cantor. Os dois já se encontraram para falar do projeto.


Designer de Lady Gaga cria cenário para show de Roberto Carlos em Jerusalém
O Fuxico

No comando da DCSet, Dody Sirena segue definindo os envolvidos na produção do show de Roberto Carlos em Jerusalém.

O cenário do grande espetáculo ficará a cargo da designer Es Devlin, uma inglesa de 39 anos com um currículo de causar inveja. Entre os seus projetos destacam-se a turnê Monster Ball, de Lady Gaga, além de cenários para o Muse, Kanye West, Pet Shop Boys e Shakira.

Es Devlin também está encarregada do cenário da cerimônia de encerramento do Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

O projeto de luz do espetáculo será assinado por Patrick Woodrooff, o lighting designer mais importante do mundo, que entre muitos outros assinou o projeto do show This it It de Michael Jackson, além das turnês dos Rolling Stones, The Police e Ozzy Osbourne, entre outros.

O show de Roberto Carlos na Terra Santa acontece em 7 de setembro, no Sultan's Pool.


Roberto Carlos compra mais um apartamento no prédio onde mora
Sidney Rezende - RJ - RIO - 22/05/2011
Publicado no Blog RCB dia 25 de maio de 2011 Às 17h40

O Rei Roberto Carlos parece querer comprar todo o prédio onde mora, na Urca, Zona Sul do Rio. Segundo a coluna do Ancelmo Gois, do jornal "O Globo" neste domingo, o cantor está comprando mais um apartamento no mesmo condomínio. Não significa que ele vá se mudar. Seria apenas para adquirir mais um.

Esse, que será seu quarto apartamento no prédio, custa aproximadamente R$ 4 milhões.
Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

11 comentários. Clique aqui para comentar!:

Anônimo disse...

James o seu blog é um exemplo para nós fans.Gostaria que incentivasse o meu blog-blog de Camocim uol,lá encontramos variedades,música,esporte,religião,Roberto,nosso endereço é fc.frota.zip.net.Sempre me lembrarei de vc,a democracia existe no nosso blog,queremos sugestões nos comentários,não há limite para comentar.

mabel disse...

MUCHAS GRACIAS POR LA MATERIA SIN DUDA QUE NO HABRA QUIEN LO IGUALE¡¡¡UN ABRAZO MABEL.

Anônimo disse...

James no nosso blog temos histórias do rei,convide seus amigos para incentivar o nosso blog escolar.Nosso endereço é fc.frota.zip.net.O nome do blog é blog de Camocim.Comente alguma coisa,tá bom? blog de Camocim UOL.

Anônimo disse...

Aprendi muita coisa com seu blog,valeu cara.

nuestras estorias disse...

Aninha saiu linda nas fotos e brilhou na cobertura do Rei em Cachoeiro!! Parabéns!!

Anônimo disse...

AMIGO JAMES NO MEU BLOG TEM UMA HISTÓRIA DO REI,OLHE,RECOMENDE É O BLOG DE CAMOCIM UOL NO ENDEREÇO fc.frota.zip.net.SOU MAIS UM FAN DO RC QUE PENSA NELE NA SUA HISTÓRIA.RESPIRO COMO VC O FAN DO RC.SE BEM QUE LOUCO NÃO ESTOU MAIS.BERG.

Anônimo disse...

AMIGO JAMES NO MEU BLOG TEM UMA HISTÓRIA DO REI,OLHE,RECOMENDE É O BLOG DE CAMOCIM UOL NO ENDEREÇO fc.frota.zip.net.SOU MAIS UM FAN DO RC QUE PENSA NELE NA SUA HISTÓRIA.RESPIRO COMO VC O FAN DO RC.SE BEM QUE LOUCO NÃO ESTOU MAIS.BERG.

RAINHA disse...

Oi James...tenho uma critica construtiva para fazer...eu nunca consegui uma resposta de Roberto Carlos e muitas pessoas que converso tem o mesmo problema...se vc entrar no face do roberto vc vai ver que as pessoas dizem que mandam recados para o Rei e nunca recebi nem um muito obrigado..eu sou apaixonada por ele mas acho que ele deveria ser mais nosso(seus fãs)nao deixam a gwente nem chegar perto dele..desculpa a sinceridade! bjs.

marialice mignone disse...

Que emoção ver ,ouvir minha mãe tocando Roberto Carlos.Roberto se traduz em humildade ,fé e simplicidade.E d.Helena não é nada diferente,por isso foi privilegiada em ser a primeira professora de piano do Rei.Eles merecem!!
Parabéns pela matéria.

Marialice Mignone.

Ana Luiza disse...

Marialice, foi uma grande honra para nós do BlogRCB entrevistar Dona Helena!! Ela é tão simples como nosso Rei! Gente boa demais!!
Sou grande fã dela!
Abraço,
Ana Luiza

Amanda disse...

Gostaria de fazer uma crítica,creio que construtiva.Porque não foi dada nenhuma notícia sobre Roberto Carlos desde sua ida p/os Estados Unidos.Falo de notícia sobre sua saúde,seu estado emocional.Mesmo sua chegada ao Brasil mereceu só silencio.Foi impossibilidade de rastrear alguma coisa,ou falta de consideração a quem tanto se preocupa com ele?Por favor,sem querer ofender,é o que estou sentindo.Desculpem,.Amanda