domingo, 15 de maio de 2011

Meu Pequeno Cachoeiro, vivo só pensando em ti...♫ - Roberto Carlos Adulto II

Esta matéria contém:
• Meu Pequeno Cachoeiro, vivo só pensando em ti...♫ - Roberto Carlos Adulto II
• Rafael Avena.
• Show de Roberto Carlos em Jerusalém será transmitido pela Rede Globo.
Foto: Arquivo Blog RCB. Roberto Carlos comemora aniversário de 54 anos, no palco, em Cachoeiro de Itapemirim-ES.
Olá súditos!

Cá estamos, de volta ao Blog RCB, para dar continuidade às comemorações pelos 70 anos de Roberto Carlos. Como você já sabe, estamos promovendo, durante o ano de 2011, o Projeto 70 Anos De Emoções, que vem relembrando a vida pessoal de Roberto Carlos, com direito a toda a privacidade que nosso Rei merece.

No começo do Projeto, decidimos falar do princípio da vida do Rei. E, claro, não tinha como não falar de Cachoeiro de Itapemirim-ES, cidade natal de nosso cantor. Decidimos, então, dedicar uma série, com 5 matérias, sobre Cachoeiro, a capital secreta do mundo. Na primeira matéria, a influência de Cachoeiro no Roberto Carlos Criança. Em seguida, no Roberto Carlos Adolescente, e no Roberto Carlos Adulto até 1971. E hoje, vamos falar sobre a presença dessa cidade tão importante na vida do Roberto Carlos Adulto de 1971 até os dias de hoje.

Durante os anos 70 e 80, Roberto ia à cidade com certa frequência. E em 1991, decidiu voltar a Cachoeiro. Nos dias 28 e 29 de junho, ele foi comemorar o aniversário da cidade. Na ocasião, fez o show "Coração" no Estádio do Estrela Futebol Clube, o Estádio Sumaré. (Foto Arquivo Blog RCB)

Naquele ano, em Cachoeiro, seria inaugurado o Santuário Ecológico Roberto Carlos. 75 mil hectares de Mata Atlântica, com 35 mil árvores protegidas. Roberto esteve na inauguração, e plantou um Ipê Amarelo. O Rei beijou o Ipê antes de plantá-lo. A multidão que acompanhou era de 5 mil pessoas. Em seguida, Roberto seguiu para o Rio Itapemirim, onde tomava banho na infância, e jogou peixes ali. Veja fotos.
Em abril de 1995, Roberto Carlos esteve novamente em sua cidade natal, desta vez para comemorar o próprio aniversário. Ele ficou hospedado no hotel San Karlo, e levou a Cachoeiro o show "Luz", no qual uma cascata de luz iluminava o palco. Os cachoeirenses acompanharam o show com velas nas mãos, e cantaram o "Parabéns pra você", com direito a bolo e tudo. (Foto: Arquivo Blog RCB)

Já no início daquele show, Roberto começava cantando um medley com canções religiosas. Em Cachoeiro, após o medley, disse: "Eu amo vocês. Cada vez mais! E... Quando eu estou aqui..." Começando assim a segunda canção da noite, Emoções. Você pode relembrar o repertório completo do show Luz clicando aqui.

O público estava em polvorosa. A cada palavra pronunciada por Roberto Carlos, os fãs iam ao delírio. Até que, em determinado momento, o RC-9, banda que acompanha o Rei, começa Meu Pequeno Cachoeiro, em versão instrumental, puxada apenas pelos backing vocals. O público todo com velas nas mãos, em uma cena emocionante. E entra no palco um bolo de aniversário para Roberto Carlos, que faz sinal de quem está rezando, e em seguida, apaga as velinhas. A visita de Roberto Carlos a Cachoeiro de Itapemirim, naquele ano, foi amplamente divulgada pela imprensa. (Foto: Arquivo Blog RCB). Abaixo, Lady Laura beija o filho famoso, depois do show em Cachoeiro. Foto também do Arquivo do nosso Blog Roberto Carlos Braga.
Em 2009, Roberto Carlos voltou a Cachoeiro. Depois de 14 anos sem visitar a terra natal, Roberto voltou pelo mesmo motivo: para comemorar seu aniversário. Os 68 anos de Roberto Carlos foram comemorados com muita festa, desde antes da chegada do cantor. Quando ele chegou, foi recebido pelo prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, e recebeu, ainda no aeroporto, uma ligação do governador capixaba, Paulo Hartung. No aeroporto, o número de fãs que tentava ver Roberto Carlos era assustador. (Foto: André Coelho / Agência O Globo).

A cidade toda estava em festa. Outdoors, faixas, cartazes, escolas do município... tudo lembrava o Rei. E na noite de 19 de abril, ele fez um show histórico. A Rede Globo acompanhou algumas cenas, ao vivo, através do Fantástico, e nosso blog acompanhou ao vivo, o show inteiro. Você pode relembrar nossa cobertura clicando aqui. Na ocasião, disse RC: "Que prazer, que saudade, parece que estou começando minha carreira hoje. Melhor eu cantar, senão choro." Você pode ouvir Roberto cantar "Meu Pequeno Cachoeiro" ao vivo, naquela noite, clicando no Play.
{Áudio temporariamente indisponível}
Roberto Carlos comemora o aniversário, em 2009, em Cachoeiro, observado pela filha Ana Paula, falecida em abril último, e por Dudu Braga.

Após o show, houve uma festinha para convidados vips e, no dia seguinte, Roberto visitou a casa em que nasceu, que hoje constituiu um museu, a Casa de Cultura Roberto Carlos. Já falamos dessa visita, na primeira matéria desta série. Relembre, clicando aqui.

Outro episódio marcante da saga do Roberto Carlos Adulto em Cachoeiro foi um envolvimento indireto do Rei com a política da cidade. Não há dúvidas de que o fato de Roberto ter nascido ali gera muita renda para a cidade, por meio de turismo, principalmente. E os prefeitos de Cachoeiro sempre, tentaram fazer algo relacionado a Roberto Carlos durante seu mandato. Na década de 1970, havia uma briga entre dois partidos no Brasil: Arena (partido do regime militar) e MDB (partido da oposição).

Em 30 de janeiro de 1973, o prefeito Hélio Manhães, do MDB, inaugurou um monumento, em mármore, com uma esfinge de Roberto Carlos, em bronze, e uma guitarra, também em bronze. Havia ainda a dedicatória: "Da princesa, ao rei." (Cachoeiro de Itapemirim, como já foi dito nesta série, é conhecida pelo apelido de Princesa do Sul no Espírito Santo). Acontece que, depois da saída do prefeito Hélio Manhães, assumiu o cargo o arenista Teodorico Ferraço, em fevereiro de 1973. Dois meses depois, o monumento a Roberto Carlos amanheceu mutilado, com o mármore feito em pedaços. Diziam que havia sido por causa de um acidente de um caminhão, que acabou quebrando o monumento. (Na foto, funcionário da Prefeitura de Cachoeiro limpa o monumento, em 1995, preparando para a chegada de Roberto Carlos).

Claro que muita gente duvidou dessa versão, e os emedebistas acusaram os arenistas de terem quebrado a homenagem. "Fiquei bastante pesaroso porque se uma pessoa agiu assim politicamente não me agrediu, e sim agrediu muito mais a figura de Roberto Carlos, que não merecia essa atitude de cachoeirense nenhum", disse na época o ex-prefeito. O novo prefeito afirmou que todas as providências seriam tomadas para esclarecer o caso e que seria aberto um inquérito para investigar o incidente.

Pouco tempo depois, o prefeito Ferraço Filho anunciou que mandaria erguer um novo monumento ao cantor. "Uma homenagem à altura do que Roberto Carlos merece. A outra estava escondida, fora da praça central, num lugar muito fora de mão", justificou. Segundo alguns moradores, o monumento foi arrancado do local porque a intenção do novo prefeito seria impedir o uso constante do nome de Roberto Carlos pelo MDB, já que o monumento fora erguido numa praça em que a oposição fazia os seus comícios e chamava de "praça da vitória". O prefeito tratou então de construir o novo monumento num local onde pudesse ser mais bem explorado pela Arena.

E assim foi feito: um enorme mural de azulejo com o rosto de Roberto Carlos pintado ao centro, entre as duas montanhas símbolos da cidade. Muita polêmica surgiu. Pessoas que defendiam um monumento igual ao antigo, e pessoas que defendiam o novo monumento. A discussão chegou a níveis assustadores, levando o prefeito de Cachoeiro ao programa do Chacrinha! (Foto: Arquivo Blog RCB). Quando perguntaram a Roberto Carlos o que ele pensava sobre isso, o Rei, como sempre fez, deu uma aula de maturidade:
"Olha, bicho, o negócio é o seguinte: eu nunca vi em nada disso uma homenagem do MDB ou da Arena. Eu sempre vi aí, no caso, a homenagem do povo de Cachoeiro, entende? Do povo de Cachoeiro, representado pelo prefeito que, na época, era do MDB. Se fosse da Arena eu teria feito a mesma coisa, porque a mim não interessa nem um nem outro partido. A mim me interessa apenas o povo de Cachoeiro, representado pelo prefeito que estiver."
Tanto que Roberto Carlos pediu ao prefeito que fosse reconstruído o antigo monumento, e fosse construído o novo, para que ambos pudessem ser inaugurados no mesmo dia. Os monumentos foram inaugurados na noite de 21 de abril de 1974 com uma grande festa em homenagem a Roberto Carlos, que esteve presente, revendo familiares e amigos de infância, recebendo cumprimentos e ouvindo discursos. Por via das dúvidas, o prefeito escalou guardas municipais especialmente para vigiar o monumento 24 horas por dia.

A benfeitoria que mais tocou Roberto, foi a reconstrução do monumento com a efígie, em 2009. “Gosto do monumento porque é uma coisa antiga e bastante simples”, disse enquanto sobrevoava Cachoeiro antes de aterrissar no dia do show.
Foto do monumento construído pelo prefeito Manhães, do MDB.

Esta última foto foi tirada por Ana Luiza, membro da equipe deste blog, que viajou a Cachoeiro na semana de aniversário de nosso cantor. Ela tem muita coisa pra contar pra gente...

Próxima Matéria
No próximo domingo, estaremos de volta, com uma matéria sobre As Emoções que Cachoeiro desperta nos fãs de Roberto Carlos. Ana Luiza, membro da equipe deste blog, viajou a Cachoeiro, na semana de aniversário do Rei, e tem muita coisa pra contar pra gente.

Você não pode perder!
Entrevista com Helena Mignone, a primeira professora de piano do Rei.
Entrevista com Gersy Volpato, a primeira fã de Roberto Carlos.
O novo monumento cachoeirense em homenagem a RC: escultura em mármore de Ângella Borelli.
As aventuras da Aninha em Cachoeiro de Itapemirim.

Tudo isso e muito mais, domingo que vem!
Ana Luiza e o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione. A moça é danada, hein?

Esta matéria pertence ao Projeto
Saiba mais sobre esse projeto, clicando aqui.
Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

NOTA: Rafael Avena
Blog RCB - 18 de maio de 2011

Gostaríamos de registrar, no dia de hoje, o aniversário de Rafael Avena, membro da Equipe deste Blog desde o ano de 2009. Que Deus o proteja e o abençoe sempre!
Em Primeira Mão: Show de Roberto Carlos em Jerusalém será transmitido pela Rede Globo
James Lima - Blog Roberto Carlos Braga - Publicado em 18 de maio de 2011 às 17h40

Foto: Divulgação

O show que o Rei Roberto Carlos fará em Jerusalém no dia 7 de setembro será transmitido pela Rede Globo. Tudo indica que a transmissão do show já é confirmada nos bastidores. Roberto, que vai cantar em português, espanhol e está ensaiando uma canção em hebraico, prepara fortes surpresas para quem participar do Projeto Emoções Em Jerusalém.

A direção do programa ficará a cargo de Jayme Monjardim, que foi confirmado, pela Rede Globo, como o novo diretor dos Especiais de Fim De Ano de Roberto Carlos. A saída de Roberto Talma, que comandava o programa desde 1998, não foi justificada.

Clique aqui para saber mais sobre o Projeto Emoções em Jerusalém

3 comentários. Clique aqui para comentar!:

MABEL disse...

GRACIAS MUCHAS GRACIAS ANA LUIZA Y EQUIPO DO BLOG Y SABEN LO QUE SIENTO''ROBERTO VA A VOLVER MAS DE UNA VEZ A CACHOEIRO''EL LLEVA LA TIERRA DONDE NACIO EN SU CORAZON¡¡¡UN FUERTE ABRAZO MABEL.PD...CUANDO ESTUVE EN TERRA DO REY CONOCI EL VERDADERO SENTIMIENTO POR MI IDOLO Y LO QUE SIGNIFICABA SER SU FANS''EL VIAJE MAS LINDO DE MI VIDA''CAHOEIRO DE ITAPEMIRIM.

Vera Lúcia disse...

São as pessoas mais simples que me emocionam, e nesse contexto está o "nosso" rei Roberto Carlos, pessoa simples,humilde e de grande caráter. Parabéns mais uma vez pela brilhante postagem da semana.
Um grande abraço,

Vera Lúcia

Cleia Carvalho disse...

Você só esqueceu de dizer na reportagem, que a placa de bronze DA PRINCESA AO REI, esta comigo deste 1973.
Eu postei a foto no Blog: Portal do Rei. Beijão.