domingo, 12 de dezembro de 2010

"O Homem" (do baú) - Sílvio Santos e Roberto Carlos

Olá súditos!

Hoje, cá estamos, excepcionalmente em um domingo, para homenagear um dos maiores, senão o maior comunicador brasileiro de todos os tempos: Senor Abravanel, mais conhecido como Sílvio Santos, que hoje, dia 12 de dezembro, está completando 80 anos. Não por acaso, já que domingo é um dia com a cara dele!

Senor Abravanel nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1930. O pai era imigrante da Grécia, e a mãe, da Turquia. Aos 14 anos, Senor já era camelô, e foi ali, nas ruas do Rio de Janeiro, que foi descoberto o talento Sílvio Santos. Um fiscal de posturas da prefeitura carioca percebeu o potencial de sua voz, e o levou para fazer um teste na Rádio Guanabara (atual Rádio Bandeirantes), e ele levou o primeiro lugar.

De lá pra cá, ele conquistou muito. Nos anos 60, já tinha seu próprio programa na TV, o Programa Sílvio Santos, que está no ar até hoje, e que, em 1993, entrou no Guiness Book, o Livro dos Recordes, como a atração televisiva mais duradoura do mundo. O programa já foi transmitido pela Rede Globo, TV Tupi, TV Record, TVS e pelo SBT, através do qual é transmitido todos os domingos, desde 1988. Na foto ao lado, Sílvio abraça Roberto, durante um Programa Sílvio Santos, em 1970.

Além de comunicador, Sílvio Santos é ainda empresário. Dono de todas as empresas do Grupo Sílvio Santos, como a Jequiti, Baú da Felicidade, Banco Panamericano, e muitas outras. E além de empresário, desempenhou atividades paralelas, como a de cantor, radialista e locutor! Ufa!

Mas uma pessoa tão presente, tanto no meio artístico quanto no meio empresarial, não poderia estar de fora de nossa matéria hoje. Afinal, os caminhos de Sílvio Santos e de Roberto Carlos, o grande homenageado deste blog, se encontraram muitas vezes, dos anos 60 pra cá.

Comecemos pelo Quem Tem Medo Da Verdade. Certamente, muitas pessoas ficam impressionadas com o quanto os artistas se expõem em programas televisivos que visam tratar de temas polêmicos relacionados ao próprio artista convidado. Hoje, há programas deste tipo, mas o que não passa pela cabeça de muita gente, é que esse tipo de programa existe na televisão brasileira há muitos anos. Eis um bom exemplo disso.

O Quem Tem Medo Da Verdade era um programa exibido pela TV Record, nos anos 60-70, que tinha um convidado famoso, um advogado de defesa, alguns jurados, que questionariam o convidado famoso sobre temas polêmicos, e o mediador (Carlos Manga). Muitos artistas se submeteram ao júri do Quem Tem Medo Da Verdade naquela época. Roberto Carlos, pasmem, foi um deles.

Já falamos sobre esta participação do Rei anteriormente, em uma matéria de 2009, que visava relembrar alguns dos programas de TV dos quais Roberto havia participado. Por isso, não vamos aumentar a conversa, mas apenas relembrar que foi Sílvio Santos o advogado de defesa de Roberto Carlos.
"Momento de lazer de dois jovens fadados ao sucesso:
Sílvio Santos e Roberto Carlos" - Alguém discorda?

Contudo, a relação de Roberto Carlos com o homem do baú não acaba por aí. Na mesma época (início de 1970), o Rei foi ao programa de Sílvio, juntamente com Wanderléa, e respondeu muitas perguntas ao apresentador. Esta é a mais antiga apresentação de Roberto em um Programa Sílvio Santos. (Foto ao lado) Não há dados concretos sobre outras apresentações, no decorrer dos anos 70 e 80. Você pode assistir a um trecho desta participação (incluindo uma cena muito inusitada de Roberto Carlos com a camisa do Capitão América) no vídeo abaixo, que já estava no YouTube, clicando no Play.


Ao lado, foto retirada de uma revista que, nos anos 70, trazia a legenda: "Roberto Carlos é um visitante habitual que Sílvio Santos recebe em sua casa. Bons amigos, gostam de nos momentos de folga jogar uma sinuca para relaxar."

Em 1958, foi criado o Troféu Imprensa, que é considerado o maior prêmio anual destinado aos maiores destaques da televisão brasileira em determinado ano. E a partir de 1971, quem passou a apresentar o programa foi Sílvio Santos (que, inclusive, já havia ganhado muitas estatuetas nos anos 60). Roberto Carlos sempre era indicado ao prêmio, a partir de 1965, recebendo-o, pela primeira vez, em 1970. Nos anos posteriores não foi diferente. Excetuando-se 1988, 1989 e 1990, Roberto foi indicado a todas as premiações até 1996, vencendo praticamente todas. Há, inclusive, alguns registros do prêmio de 1973, no qual Roberto Carlos foi escolhido na categoria "Melhor Música" (com O Show Já Terminou) e o melhor cantor (empatado com Gilberto Gil). Mas isso já não é novidade, né? Roberto Carlos foi o artista que mais vezes recebeu a estatueta de "Melhor Cantor" na história do prêmio: 18 vezes. Para se ter uma ideia, o 2º lugar é Zeca Pagodinho, com apenas 3 vezes.

Sempre que podia, Roberto ia receber o prêmio. Mas nem sempre ele pôde ir. Em 1991 e 1992, por exemplo, ele foi escolhido como "Melhor Cantor", mas não pôde comparecer. Contudo, como o Rei sempre deu muito valor a este prêmio, lá estava ele, no dia 9 de janeiro de 1994, para receber os dois troféus atrasados. (A premiação de 1993 ainda não tinha acontecido). Na apresentação, ele cantou Coisa Bonita e conversou com Sílvio durante cerca de 20 minutos. Ao final do melô das gordinhas, Sílvio disse: "Muito obrigado à Rede Globo, mas Roberto não vai sair daqui tão cedo... Como são dois troféus, tem que ser duas músicas!" e o Rei emendou Obsessão.

Em 1993, 1994 e 1995 o rei também foi escolhido o melhor cantor, e foi ao programa Sílvio Santos em 1997, receber 3 troféus. Lá, Roberto teve uma longa e empolgante conversa com o apresentador, falando sobre os casamentos que teve, sobre Maria Rita, sobre o sucesso no Brasil e fora do Brasil, e sobre futuros projetos. Ao final, cantou Comandante Do Seu Coração e Mulher De 40. Nessa ocasião, Sílvio disse (e inclusive já tinha dito antes) que a sua canção preferida do repertório de Roberto Carlos é a indefectível Rotina.

Um dado curioso é que Roberto, ao final dessa apresentação, pediu para que Sílvio Santos o apresentasse Lombardi, pois o Rei sempre teve curiosidade de conhecê-lo. E nesse dia, Roberto conheceu a famosa "segunda voz" de Sílvio Santos. Ao lado, foto dos dois, no dia, retirada da Página do Sílvio Santos.

Não é a primeira vez que falamos do patrão. Nosso Blog RCB fez uma homenagem ao Sílvio durante a Série Celebridades, que fizemos em 2007, que você pode reler clicando aqui.

Não sabemos exatamente que prêmio RC está recebendo
nesta fotografia. O que sabemos é que Sílvio Santos é quem
está entregando este prêmio, em 1966.

Desaparecido Aristeu dos Reis, músico de Roberto Carlos, em Fortaleza.
Blog RCB - Site Oficial RC - 12/12/2010 - 15:40

Ontem, dia 11/12, em Fortaleza, desapareceu Aristeu dos Reis, guitarrista de Roberto Carlos.
Ele tomou um taxi por volta das 21h00, na frente do Siará Hall e até o momento não apareceu.
Qualquer notícia, por favor entrem em contato com o Site Oficial de Roberto Carlos - siteoficial.rc@globo.com
Isso é muito importante!
Muito Obrigado

Localizado Aristeu dos Reis, músico de Roberto Carlos
Blog RCB - 12/12/2010 - 17:55
O músico Aristeu dos Reis, da banda RC-9, de Roberto Carlos, foi localizado há alguns minutos, a 40 km de Fortaleza. Aristeu teria saído do Siará Hall, local no qual o Rei fez um show ontem, na capital cearense, avisando a pessoas presentes no pátio externo ao local do espetáculo, que aquele show estava cancelado, o que não aconteceu.

Segundo o maestro da banda, Eduardo Lages, Aristeu pode ter tido uma crise de stress alto, e já está indo diretamente para São Paulo, onde já está a maior parte da equipe do cantor.
Show de Roberto Carlos pode reunir cerca de 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro

Apresentação terá participação da banda Exaltasamba e dos sertanejos Bruno & Marrone
Clic RBS - 15/12/2010 | 17h22min
Publicado no Blog RCB dia 15/12/2010 às 17h52min
Roberto Carlos se prepara para apresentação gratuita na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O tradicional show de Natal do cantor, no dia 25, às 21h30min, deve receber cerca de um milhão de pessoas, façanha até agora só conquistada pelos Rolling Stones e Fatboy Slim.

Segundo a assessoria do cantor, o show do Rei em Copacabana era "um sonho do prefeito Eduardo Paes". O grupo de pagode Exaltasamba, os sertanejos Bruno & Marrone e a cantora Paula Fernandes, um coral de 200 crianças e a bateria da Beija-Flor de Nilópolis serão alguns dos convidados do show.

O cantor está em uma maratona de show. Bateu recordes de público no Ginásio do Ibirapuera e lotou os 24 shows que fez em 10 países em sua turnê internacional. Os ingressos são vendidos com três meses de antecedência.

Nota do Blog RCB: Coral de 200 crianças sendo chamado para o especial... Será que isso é sinal de um número surpresa? No show que o Rei vinha fazendo pelo país, não tinha um coral de 200 crianças... Vamos aguardar, hein?
Rei na praia, para um milhão de amigos

Estadão - 16 de dezembro de 2010 | 0h 00
Publicado no Blog RCB dia 16/12/2010 às 15:24
Foto: Marcos de Paula
Na semana que vem, Roberto Carlos desafia os Rolling Stones e Fatboy Slim e faz show de graça para os cariocas na praia, na frente do hotel Copacabana Palace, em Copacabana. O tradicional show de Natal do cantor, no dia 25, sábado, às 21h30 (com transmissão tradicional pela Rede Globo), terá um público estimado de mais de um milhão de pessoas, façanha até agora só conseguida pelos britânicos Stones e Fatboy (codinome de Norman Cook).

Roberto começou a ensaiar anteontem para o megashow. Segundo a assessoria do cantor, o show do "Rei" em Copa era "um sonho do prefeito Eduardo Paes". Roberto terá como convidados o grupo de pagode Exaltasamba, os sertanejos Bruno & Marrone e a cantora Paula Fernandes, um coral de 200 crianças e a bateria da Beija-Flor de Nilópolis (que vai levar a história de Roberto Carlos para o sambódromo no desfile de carnaval de 2011).

Os últimos dois anos foram excepcionais para a carreira do cantor. Bateu recordes de público no Ginásio do Ibirapuera. Depois, voltou para 7 shows lotados, o último no dia 4. Também lotou os 24 shows que fez em 10 países em sua turnê internacional. Vende ingressos com três meses de antecedência. Recebeu homenagem na sede da Sony, em Nova York, pelas 100 milhões de cópias de discos vendidas. E, na próxima terça, no Rio de Janeiro, fala com a imprensa para anunciar misterioso acordo comercial.

"Roberto Carlos convida para a coletiva seguida de um coquetel onde vai anunciar uma ação inovadora, através de uma parceria inédita que movimentará o mercado financeiro brasileiro. Nunca se viu nada igual no show business", diz o convite.

Mesmo com toda a exposição, há uma grande lacuna na carreira de Roberto: no ano que vem, completam-se 50 anos do lançamento do LP Louco por Você, único dos discos anuais do cantor fora de catálogo - por sua própria exigência.
Beija-Flor vai se apresentar com Roberto Carlos em show de Natal
O DIA Online - Publicado às 16.12.10 às 10h48
Publicado no Blog RCB dia 16/12/2010 às 15:28
Foto: Arquivo Blog RCB. Neguinho da Beija-Flor canta com o Rei no Roberto Carlos Especial 2008
Rio - O Natal deste ano terá um significado especial para a Beija-Flor de Nilópolis e para o cantor e compositor Roberto Carlos. A escola vai participar do show que o Rei fará na Praia de Copacabana na noite de 25 de dezembro. Será a primeira vez que o artista vai escutar ao vivo o samba que será cantado por ele e pelos componentes da agremiação no Sambódromo no espetáculo que a Beija-Flor está preparando para homenageá-lo.

Cerca de 100 componentes da azul e branco, incluindo passistas, ritmistas, o mestre-sala Claudinho, a porta-bandeira Selminha Sorriso e Neguinho da Beija-Flor, participarão do evento a convite do próprio Roberto, torcedor da escola.

Selminha Sorriso tem certeza que será um momento mágico para a escola e para ela, que é fã do Rei. "Imagina eu, representando a Beija-Flor reverenciando o Roberto Carlos, de quem sou muito fã, numa noite de Natal. A escola já participou do programa especial dele em 2009, mas eu e Claudinho não fomos, porque estávamos envolvidos numa função militar (os dois pertencem ao quadro do Corpo de Bombeiros). Agora estaremos com o Rei num dos mais belos cenários do mundo, a Praia de Copacabana. Será uma noite de fortes emoções", aposta a consagrada porta-bandeira.

A obra que será cantada pela escola na Avenida não será o único samba incluído no repertório do show especial de Natal do Rei, que será transmitido ao vivo pela TV Globo. O grupo Exaltasamba também participará do evento cantando o samba composto por Erasmo Carlos, em parceria com Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle, para homenagear o amigo.

O palco onde Roberto Carlos e a Beija-Flor se apresentarão na noite de Natal será montado em frente ao Copacabana Palace.
Roberto Carlos vai cantar samba da Beija-Flor em show de Natal, diz jornal
Bateria da escola que vai homenagear o astro no Carnaval também participa do show do dia 25.
EGO - 16/12/2010 - 09h01m
Publicado no Blog RCB dia 16/12/2010 às 16:05
Foto: Arquivo EGO
O tradicional show de Natal de Roberto Carlos, que este ano será transmitido ao vivo pela primeira vez na TV Globo, terá mais uma novidade. Segundo a coluna de Ancelmo Gois, publicada no jornal "O Globo", O cantor cantará pela primeira vez o samba da Beija-Flor, que vai homenageá-lo no carnaval deste ano.

O show, que acontece no próximo dia 25, em Copacabana, terá ainda a presença da bateria da escola, de Neguinho da Beija-Flor e da porta-bandeira Selminha Sorriso.

Próxima Matéria
Próxima sexta-feira estaremos de volta, com uma Retrospectiva de 2010.
Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

9 comentários. Clique aqui para comentar!:

nivaldo marcelo disse...

Neste dia 12 de dezembro, gostaria de prestar uma singela homenagem a Silvio santos, o maior comunicador da televisão brasileira, parabens Silvio pelo anioversário, muita paz, muita luz no seu caminho.

nivaldomarcelo@hotmail.com

Anônimo disse...

Neste dia 12 de dezembro, gostaria de prestar uma singela homenagem a Silvo santos.
O maior comunicador da televisão brasileira de todos os tempos, parabens Sivio pelo aniversário, muita paz, muita luz no seu caminho.

nivaldomarcelo@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu julgava que era um comentario.Mas tenho de agradecer esse grande comunitador que e o Silva Santos.Eu gosto do Programa dele por ele nao so Brinca com as criancas como tambem as mulheres e homens.Eu Portugues e fa do Rei desde dos 17 anos em Portugal.Muitas Felecidades e muitos anos de vida com muita saude ao lado das pessoas que para voces sao queridas.Sao os votos sinceros deste Portugues que se chama Antonio Barata
Escrevi no dia 12/12/2004 as14.04.Desejo para voce e para o Rei um Grande abraco.

darcebranco_apaixonados disse...

são dois grandes ícones importantes um para música e o outro para o publico programa silvio santos são pessoas especiaias para o publico brasileiro amo os dois são brilhantes no que faz e renova cada pessoa o incrível disso tudo é que eles transmiteo que há de melhor para nossas vidas a música que serve como uma terapia de vida e a oportunidade de vencer as dificuldades que nos molda a cada dia. obg ROBERTO pelas canções e obg, silviosantos pelo programa bem sucedido em nossas vidas bjs joana darc RN

Anônimo disse...

AOS DOMINGOS NA MINHA CASA SÓ DA SILVIO SANTOS NÓS ADORAMOS ,QUE DEUS DE MUITA SAÚDE BJS!!

ANA TEIXEIRA disse...

DESEJAR O SILVIO SANTOS MUITA SAÚDE E MUITOS ANOS DE VIDA BJS!

Carlos André disse...

Brilhante matéria meu amigo,

E obrigado por ter passado lá pela contramão viu??

Abraços do seu amigo
Carlos André
pareinacontramao.zip.net

mara elizabete disse...

SILVIO SANTOS VEM AÍ!!! VEJA, BEM ELE VEIO E FICOU COISA QUE NÃO ACONTECEM COM MUITOS..AMAMOS VOCÊ SILVIO SANTOS OBRIGADA POR TODOS OS DOMINGOS QUE JUNTOS PASSAMOS.SEJA FELIZ SEMPRE!

marlyaguiaresilva disse...

Parabens ao grande HOMEM que é o Silvio santos.
Hoem de gran de caráter carater, e vitorioso na vida.
Que Deus ilumine se mpre seus ca minhos.
marly