sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Roberto Carlitos Carlos

Foto: Acervo James Lima
Olá Súditos!

Cá estamos, novamente, depois de uma matéria sobre o show fechado de Roberto Carlos no centenário do Corinthians. E a matéria de hoje vai falar sobre a relação de dois dos maiores artistas do mundo em todos os tempos. Um deles, é assunto de todas as matérias deste blog: o nosso eterno Rei. O outro, terá ESTA matéria, em especial, dedicada a ele. Trata-se de Charles Spencer Chaplin.

Chaplin nasceu em Londres, em 16 de abril de 1889 (um ano depois de Seu Robertino, pai do Rei Roberto), e foi um artista completo: ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista, músico e compositor, além de ser o cineasta mais homenageado de todos os tempos. Seu personagem mais famoso, Carlitos, foi a estrela dos principais filmes do astro, que faleceu na noite de natal de 1977.

Como é sabido, o Rei do Brasil, que teve influência chapliniana desde a infância, nos anos 40, começou a brilhar no fim de ano da Rede Globo em 1974, com os Roberto Carlos Especiais. Os programas obtinham uma audiência exorbitante, e sempre eram bastante diferentes, variando imagens de Roberto cantando em shows, em estúdios da emissora, em cenários especiais (isso vale para lugares extremamente diversos mesmo... desde Os Doze Profetas de Aleijadinho, em Congonhas do Campo, até a Casa de Carlos Gardel, na Argentina). Além disso, o programa era, frequentemente, dividido em entrevistas (feitas com Roberto Carlos ou por Roberto Carlos), atuações (como ao lado de humoristas - Jô Soares e Agildo Ribeiro, em 1979 - ou com Cristiane Torlone, no mesmo ano), dentre outros. (Foto: Acervo James Lima)

Mas mesmo com toda essa variedade, Roberto estava achando seu especial de fim de ano muito repetitivo(!). E isso fez com que a Globo o levasse ao diretor Guga de Oliveira. Guga tem uma formação mais cinematográfica, pouco ligada a musicais de televisão. E já no primeiro encontro com Roberto Carlos, no apartamento do cantor, levou uma fita VHS com trechos de filmes musicais marcantes na história do cinema.

Os dois assistiram à fita, e Roberto percebeu que o programa daquele ano seria realmente diferente. Geralmente, tudo era gravado em um dia. Naquele ano, levaria cerca de um mês. E foi no dia em que Guga Oliveira estava montando o espetáculo que, ao ver um poster de Charles Chaplin grudado na porta do banheiro de seu apartamento, que teve a genial ideia de fazer o show com o Rei vestido de Carlitos. (Foto: Arquivo Blog RCB)

Roberto soube disso no segundo encontro, e adorou a ideia. O resto a gente sabe. O especial foi um sucesso, todo dedicado ao grande Charles Chaplin. Disse o Rei, no começo do programa:
"Há 5 anos atrás, numa noite de natal como essa. Charles Chaplin, o nosso Carlitos, partiu. Ele foi talvez o artista que mais respeitou e entendeu o ser humano. Seu amor pelas crianças, sua esperança nos jovens e seu carinho à velhice nos ensinou que o caminho da vida pode ser da liberdade e da beleza. Esse programa é uma homenagem ao artista Chaplin. O nosso querido Carlitos."
Durante o especial, várias citações a Carlitos, com Roberto Carlos vestido como ele, enquanto canta Emoções, que abria o espetáculo (cujo vídeo, o Blog RCB disponibilizou na internet), ou com cenas de filmes dele, no meio de clipes musicais do Rei. Enquanto canta, em um estúdio da Globo, músicas do seu novo LP (1982), o fundo do estúdio era decorado com imagens de Chaplin... dentre outros momentos que citaram o cineasta, direta ou indiretamente.
Veja o vídeo de Emoções, exibido no Roberto Carlos Especial 1982, pela Rede Globo de Televisão.
Direitos autorais: Roberto Carlos / Erasmo Carlos / Rede Globo de Televisão / Amigos / ECRA
video

Mas um dos momentos mais marcantes desse programa (e um dos mais hilários na carreira de Roberto Carlos) é o clipe de Cama E Mesa, que o Rei fez, vestido como Carlitos, ao lado da então esposa, Myrian Rios, que reviveu Paulete Godard, num cenário de casa chapliniana. Roberto, tocando piano e fazendo caras e bocas muito engraçadas. (Vide foto, da Rede Globo)

Depois das gravações, Roberto chorou muito, e deu entrevista a algumas revistas, dizendo que, para ele, "Chaplin não morreu, e jamais morrerá".

Mas a ligação de Roberto com o cineasta não para por aí. Em 1989, o Rei se separava de Myrian Rios, e o álbum daquele ano (foto) foi marcado por canções muito tristes, como Pássaro Ferido e Tolo. Porém, no meio de tanta escuridão, aquele mesmo álbum acabou revelando um ponto de luz na sua penúltima faixa: ali, Roberto Carlos colocou uma versão de Smile, clássico composto por Charles Chaplin, no ano do centenário do nascimento do cineasta. Talvez para se consolar de tanta tristeza, Roberto gravou a canção, que afirma, como um anjo anunciador: "Não, já não pense em chorar. De que vale lamentar? O passado passou. Se esse amor terminou, outro amor pode chegar..." E para Roberto Carlos, realmente chegaria... E não um simples "outro amor", mas aquele que foi o "amor sem limite", como definiria anos mais tarde, mas isso é assunto para uma outra matéria.

O fato do Rei ter gravado uma canção do cineasta britânico repercutiu muitos nos países em que ambos são famosos. Certa vez, num programa mexicano, Roberto foi perguntado sobre o que, de Chaplin, o encantava. Disse RC:
Bom, o que me identifica muito com o Chaplin é o romantismo. Chaplin, realmente, era um romântico. Era um humorista, mas com um romantismo... Eu vejo o romantismo mais forte que o humor. Mas as duas coisas se combinavam de tal forma que faziam de Chaplin o que ele é.
E o Blog RCB disponibilizou ainda para essa matéria, um áudio do Rei. Dessa vez, trata-se da canção Sonrie. Delicie-se.
Charles Chaplin / J. Turner / G. Parsons / Roberto Livi / Peermusic do Brasil
Foto: Acervo James Lima

Próxima Matéria
Próxima sexta-feira estaremos de volta, com uma matéria sobre a ida de Roberto Carlos à quadra da Beija-Flor. Não perca!
Hebe Camargo e Roberto Carlos: Você Não Sabe
Blog RCB - 8/10/2010 - 15:50
Foto: Capa do Álbum Hebe Mulher
Com a colaboração de Carlos André(SP), o Blog RCB teve acesso ao áudio de "Você Não Sabe", interpretada por Hebe Camargo em dueto com o nosso Rei Roberto Carlos, no novo CD da apresentadora. Ouça, clicando no PLAY.

Áudio: Rádio Uol
Hospedado por Fabiano Cavalcante.

O disco está em pré-venda em várias lojas (confira) e tem ainda, do repertório do Rei, as canções Eu Preciso De Você e Do Fundo Do Meu Coração. Mas essas, Hebe canta sozinha.

Você Não Sabe em dueto com Roberto Carlos é a primeira faixa do álbum.
Novidades Beija Flor
SRZD - 8 de outubro de 2010 - 19:39

A fé está presente na vida do cantor Roberto Carlos. Para homenagear o Rei, que é o enredo da escola ("A Simplicidade de um Rei), e a música "Nossa Senhora", de autoria do próprio, a Beija-Flor preparou uma fantasia especial, que estará presente no desfile no Carnaval 2011. Ela é branca, com uma coroa e manto. Simples, mas com efeito muito bonito. Nesta quinta-feira, a agremiação apresentou os protótipos das fantasias, em evento apenas para convidados, onde eram proibidas fotografias. Por isso, o diretor de carnaval Laíla, em um determinado momento, pediu para os diretores de harmonia vetarem fotos das fantasias e se queixou dos cliques.

Nos diversos setores do desfile de 2011, a Beija-Flor passará por todas etapas da vida de Roberto Carlos. Em um momento, a escola apresenta a vida do cantor na sua infância em Cachoeiro, Espírito Santo. São alas que fazem referência ao laranjal presente na casa dele e diversas flores. Uma das roupas é inspirada no trabalho de Lady Laura, mãe de Roberto Carlos, que morreu no ano passado. A fantasia é cheia de botões e fitas métricas, fazendo menção a uma costureira.

Em outro setor, a escola homenageia a Jovem Guarda. São fantasias do Elvis Presley brasileiro, como Roberto Carlos foi comparado, e até uma roupa que lembrava a banda Sputnik, que Roberto Carlos teve no início de carreira e era baseada no rock. Nesse mesmo setor de desfile, a Beija-Flor traz uma fantasia sobre a música "Negro gato". Para evitar o tom preto, que não é do gosto do cantor, a agremiação mesclou o preto com o verde, que acaba se destacando mais.

Para falar do amor na vida de Roberto Carlos, a Beija-Flor fez um setor completamente vermelho. Nessa parte, as baianas aparecem e representam a música "amada amante". Eles estão em vermelho e cheias de rosas.

O projeto "Emoções em alto mar", onde Roberto Carlos faz shows dentro de um navio, também será lembrado no desfile da Beija-Flor de Nilópolis. A bateria seria uma dessas molas da homenagem.

Nos demais setores, a Beija-Flor passa pelo lado sertanejo, fala das estradas e músicas compostas por Roberto para esse segmento, além de citar o momento do cantor com a preservação da natureza. Nos últimos momentos, a escola não apresentou algumas fantasias e fez suspense. Elas só vão poder ser vistas no dia do desfile.

Durante o evento, Laíla aproveitou para deixar claro o desejo da agremiação de conquistar o título do Grupo Especial. - Estamos confiantes, sem medo de ninguém que já foi campeão. Tinha muito gente que achava que Roberto Carlos não daria um bom enredo, mas tenho cereza que faremos um excelente enredo - disse Laíla.
Roberto Carlos começa a definir convidados do Especial 2010
Blog RCB - 10 de outubro de 2010 - 15:28
Foto: Cláudia Schembri

Roberto Carlos está mais do que empenhado em fazer um grande show para o seu Roberto Carlos Especial 2010. Alguns dias atrás, o Blog Roberto Carlos Braga descobriu que o Rei da música brasileira faria um show ao ar livre, para cerca de 1 milhão de pessoas, na Praia de Copacabana, e esse show seria transmitido ao vivo pela Rede Globo, dia 25 de dezembro. Dody Sirena, empresário do cantor, confirmou a informação alguns dias depois.

Este será o 2º especial transmitido ao vivo (1983 também foi). Grandes operações estão sendo feitas para esse fim de ano. Dessa vez, começaram a pensar no especial bem antes do tempo em que normalmente se pensa. E foi numa reunião com a Globo que Roberto teria definido seus primeiros convidados: os sertanejos Victor E Léo.

Vale lembrar que eles estiveram no Emoções Sertanejas esse ano, e foram os mais aplaudidos (depois de Roberto, obviamente). A admiração deles pelo Rei não é de hoje. Procuramos a assessoria de Roberto Carlos, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Além de Victor e Léo, a Bateria da Beija Flor de Nilópolis, que já é presença confirmada, e os também sertanejos Edson e Hudson. Mas estes separaram, para seguir carreira solo. Será que isso tudo se confirma?
O Rei Na Rede
O Globo - 11 de outubro de 2010
A empresa americana PayArtists, que monitora na internet sites que baixam músicas sem pagar direitos aos artistas, procurou o empresário de Roberto Carlos, Dody Sirena.
Avisou que, em análise recente dos artistas mais “baixados” no mundo, o Rei ficou em 6º.

Isso quer dizer...
É dinheiro, muito dinheiro que deixa de entrar na conta de Roberto.
Dody, em nome do Rei, autorizou a empresa a ir atrás e cobrar.


Ana Luiza
Blog RCB - 12 de outubro de 2010 - 00:55Foto: Aninha e Roberto Carlos, durante a realização do sonho dela, dia 14 de novembro de 2009
Súditos,

Viemos avisar que Ana Luiza, membro da equipe deste blog, completa, à data de hoje (12 de outubro), mais um aniversário. Eu, James Lima, desejo, em nome do restante da equipe, um feliz aniversário a ela, com muita paz, saúde e felicidade, e que ela continue com toda essa garra e dedicação ao Blog RCB.
Rei ausente: Roberto Carlos não estará na final de samba-enredo
SRZD - Carnavalesco - 12 de outubro de 2010 - 01:04
A assessoria de imprensa da Beija-Flor de Nilópolis em nota informou que o cantor Roberto Carlos não estará na final de samba-enredo da escola na próxima quinta-feira. O motivo da ausência não foi revelado. O enredo da agremiação de Nilópolis é "A simplicidade de um rei", uma homenagem ao cantor Roberto Carlos.

Nota do Blog RCB
A visita de Roberto Carlos à quadra da Beija-Flor seria o tema da nossa matéria dessa semana. Como foi cancelada, a sexta-feira que vem publicaremos uma matéria sobre a canção Você Não Sabe.

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

5 comentários. Clique aqui para comentar!:

Everaldo Farias disse...

Zé Jeimis

ainda sobre á ligação entre Chaplin e Roberto, só complementando seu texto sempre tão precioso, no show Luz 94-96, uma das últimas canções era um medley com Cenário e Luzes da Ribalta, inclusive a parte que cabe a Luzes da Ribalta pode ser presenciada no especial de 94, onde Roberto deseja feliz natal. No caso do show luz, ele comentava como é o envolvimento do artista e as luzes!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

rosedolci disse...

Roberto Carolos para mim foi é e sempre será meu REI amo todas as musicas desse meu REI BJS

Anônimo disse...

amo Roberto meu sonho e chegar perto dele antes de ir embora,pois nao sabemos o dia.tenho 65anos e a amo ele desde meus 19.Meu sonho é abraça-lo um dia.98643322cel cecibaza@gmail.com. muito obriga por tudo que puderem fazer por mim.

Ana Luiza disse...

James, a matéria está fantástica, como todas aqui do Blog,né?? A cada dia tenho mais orgulho de fazer parte dessa equipe maravilhosa!!
Muito obrigada pelo carinho e pela linda mensagem de aniversário!! São tanta emoções,bicho!!
Grande abraço,

Ana Luiza

fate disse...

amo com toda minha força de alma,sou fa eternizada,sou apaixonada por ele,amo td que ele fez e faz,suas musicas sao como balsamo em minhas feridas,cura sem dor,voce será eternizado em nossos coraçoes,por isso desejo que a felicidade reine sempre em seu coraçao e que encontre uma pessoa que complete esse vazio que a Rita deixou,QUERIA MUITO QUE FOSSE EU...BJS OA MEU GRANDE REI