sexta-feira, 9 de julho de 2010

As canções que você cantou pra mim (EM INGLÊS)

Essa matéria contém :

  • As canções que você cantou pra mim (EM INGLÊS)
  • Rei Roberto Carlos sobe no palco da Domus Hall em setembro
  • Réveillon do Cristo
  • Roberto Carlos vai à missa de sétimo dia da avó de Felipe Dylon
  • Roberto Carlos dá canja em aniversário da nora
  • Roberto Carlos pode cantar no CD das escolas de samba

Olá súditos!

Estamos de volta para dar continuidade à microssérie As canções que você cantou pra mim, que tem falado sobre as canções de Roberto Carlos que existem, exclusivamente, em determinado idioma, diferente do português. Já falamos de canções que só existem em espanhol, e de canções que só existem em italiano.

Além dos dois idiomas, Roberto gravou canções em português (óbvio, e excluído dessa microssérie), francês (no qual as 4 canções interpretadas são versões de sucessos já conhecidos na voz dele, em outros idiomas) e inglês. Neste último, o Rei gravou apenas 15 canções. Das 15, 8 canções são exclusivas naquele idioma. E dentre as 8, inclusive, há 1 medley de canções de Elvis Presley. É sobre estas músicas que iremos falar hoje, para encerrar a microssérie.

Em 1975, surgiu a ideia de que Roberto Carlos gravasse um disco em inglês. Originalmente, o projeto ditava que o disco sairia em 1976, com versões de canções do Rei, feitas por Hal David, que também produziria o disco e escolheria as músicas. Entretanto, Roberto abandonou a ideia. Até hoje as causas não são muito claras.

Contudo, no fim dos anos 70, surgiu novamente a ideia. Mas dessa vez, nada de Hal David. O produtor escolhido para o disco foi Gary Klein, o mesmo que produzia discos de Barbara Streisand, e por Nick de Caro. Foram 3 anos de estudos desenvolvidos pela gravadora, sobre o mercado consumidor do disco. O grande objetivo era que Roberto Carlos penetrasse no mercado de língua inglesa.

Famosos compositores americanos fizeram canções, exclusivamente, para o LP em inglês de Roberto, que, durante uma viagem a Los Angeles, selecionou, dentre várias, 5 músicas. São elas: Loneliness, Sail Away, Niagara, Come To Me Tonight e It's me again. Todas elas foram feitas exclusivamente para aquele LP, com exceção de Niagara, que havia sido gravada, antes, por Barbara Streisand. Roberto Carlos, como sempre o faz, deu às canções toques magistrais, com sua interpretação, extremamente sensacional. As outras canções do álbum foram versões de sucessos do Rei no Brasil, como Breakfast (Café da manhã) e Buttons on your blouse (Os Seus Botões). Todas as músicas foram gravadas em Santa Mônica (Califórnia), e as fotos para capa e contracapa foram feitas por Frederico Mendes, famoso fotógrafo goiano.

O disco foi lançado em LP também no Brasil, em julho de 1981, e em CD, em outubro de 1989. Nos Estados Unidos, foi editado com o nome "From Brazil, With Love", que significa "Do Brasil, com amor". Além dos EUA, o LP foi lançado, ainda em 1981, na Itália, em Israel, na Holanda, na Espanha, no Equador, no Brasil e no Canadá. Na Índia, foi lançado em 1985.

Entretanto, o sucesso esperado não foi atingido, por conta da falta de uma divulgação maior da CBS na época. Desde aquele tempo, Roberto Carlos não ousou tentar penetrar no mercado de música inglesa novamente, e chegou a dizer, na época, em entrevista à Revista Veja: "Para vencer nos Estados Unidos eu teria que fazer o que muitos artistas latinos fazem atualmente: morar nos Estados Unidos. E isto realmente nunca passou pela minha cabeça."

Aqui no Blog Roberto Carlos Braga, já analisamos o disco. Diego Bachini falou sobre a aventura de Roberto Carlos em inglês, e você pode relembrar clicando aqui. Além disso, você pode comprar o CD clicando aqui.

Ouça, aqui no nosso blog, 3, dentre essas 5 canções. Reconhecemos que foi muito, muito difícil selecionar 3 dentre as 5, uma vez que o disco é realmente fantástico. E isso não é apenas opinião de quem escreve a matéria, e de quem trabalha no Blog Roberto Carlos Braga (James, Ana, Rafael, Nikholay). O disco foi bastante elogiado pela crítica e, realmente, trata-se de um trabalho extremamente bem feito.

Portanto, eis as canções escolhidas: Sail Away, It's Me Again e Come To Me Tonight.
Sail Away
(Billy Falcon / CBS Sony BMG / Editora Desconhecida)







It's me again
(Doug McCormick - Dennis Smith / CBS Sony BMG / Editora Desconhecida)







Come To Me Tonight
(Gary Portnoy - Sue Sheridan / CBS Sony BMG / Editora Desconhecida)







Conforme já dissemos, Roberto Carlos nunca mais gravou um disco, completamente, em inglês. Mas isso não quer dizer que tenha parado de se aventurar no idioma. Em 1987, ele estreou o Show Detalhes, que, além de trazer muitos números fantásticos, como um medley de canções de Tom Jobim, e uma interpretação de uma canção de Frank Sinatra, Roberto Carlos recebia a cantora mirim Gabriela para, juntos, cantarem o clássico de John Lennon, Imagine. O show foi lançado em CD, K7 e LP, e trouxe esta canção que, na voz de Roberto Carlos, só existe em inglês.

Fato interessante é que Yoko Ono, viúva de John, tinha permitido que pouquíssimas pessoas regravassem essa canção, após a morte do compositor, em 1980. Roberto Carlos foi um deles.

Depois de 1988, nada de gravações em inglês. Até que, em 2005, começaram a surgir boatos de que o novo disco, no fim daquele ano, traria Roberto Carlos cantando, em inglês, uma música de Elvis Presley. E foi o que aconteceu, realmente: no fim do ano, os fãs foram presenteados com Loving You em uma interpretação muito mais romântica que a original, de Elvis Presley.

Durante o Roberto Carlos Especial daquele ano, Roberto disse que já tinha tentado fazer uma versão para a música, mas não conseguiu, pois era muito difícil combinar o sentido das palavras com a melodia. E acabou gravando em inglês mesmo, nos dando um grande presente.

E em 2006, surgiu a ideia de lançar um CD de Duetos, que, na verdade, era uma compilação de duetos memoráveis protagonizados pelo Rei em seu Roberto Carlos Especial. Vários nomes entraram no disco, de Caetano Veloso a Jota Quest. E o amigo Erasmo Carlos foi selecionado também, e, logo na primeira faixa, cantou, com Roberto, um Pout porri de canções de Elvis Presley: Tutti-Fruti/Long Tall Sally/Hound Dog/Blue Suede Shoes/Love me Tender. Fato é que esse dueto não foi feito, especialmente, para o disco, mas para o Roberto Carlos Especial 1977. Contudo, quando ele entra num disco de Roberto, ele entra, automaticamente, para sua discografia oficial. Portanto, essa faixa também é considerada uma das exclusivas de Roberto Carlos em inglês, pois, logicamente, só existe em inglês, na voz do nosso cantor.

Desde então, não houveram mais canções de Roberto Carlos exclusivamente em inglês. Mas, quem sabe, logo logo ele aparece com mais alguma?

Próxima Matéria
ATENÇÃO! Este blog entrará em férias, durante algumas semanas do mês de julho. Estaremos de volta dia 26 de julho. Aguardem!



BlogRCB - 11/07/10

Rei Roberto Carlos sobe no palco da Domus Hall em setembro
Fonte : Jornal da Paraíba
Foto: Divulgação

O rei Roberto Carlos já tem data para voltar a João Pessoa. O cantor vai subir no palco da Domus Hall, no Manaíra Shopping, como vinha sendo especulado desde que a casa abriu. O show está marcado para o dia 9 de setembro, uma quinta-feira.

Funcionários da Domus Hall afirmam que Roberto Carlos voltará à Capital mas não confirmam a data e nem o preço dos ingressos. A última vez que o cantor fez show na Capital foi em junho do ano passado durante uma turnê em comemoração pelos seus 50 anos de carreira .


Réveillon do Cristo
O GLOBO (RJ)
Foto : Site Oficial RC



Os festejos pelos 80 anos do Cristo Redentor, em 2011, vão começar em dezembro deste ano, com o Réveillon do Cristo - uma grande comemoração de ano-novo no munumento. Se tudo correr bem, a programação fecha com o show de Roberto Carlos cantando "Jesus Cristo", em outubro do ano que vem, em local que ainda será definido.


BlogRCB 12/07/10
Roberto Carlos vai à missa de sétimo dia da avó de Felipe Dylon
Maria Victória de Vasconcellos Priolli morreu aos 90 anos.

Fonte : EGO (RJ)

O cantor Roberto Carlos esteve na tarde desta segunda-feira, 12, na missa de sétimo dia em memória à avó do ídolo teen, Felipe Dylon, na Igreja Nossa Senhora da Paz em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Maria Victória de Vasconcellos Priolli era mãe de Maria Lúcia Priolli, mãe de Felipe, e morreu aos 90 anos. Ela era uma das donas da casa de espetáculos Canecão, na Zona Sul do Rio, onde se apresentaram os principais nomes da nossa MPB, dentre eles, o Rei Roberto Carlos. O cantor Milton Nascimento e a atriz Marília Pêra também estiveram na missa.

Roberto Carlos e Marília Pêra vão à missa da avó de Felipe Dylon
Cerimônia foi realizada em igreja do Rio
Fonte : Quem Online

Roberto Carlos, Marília Pêra e Milton Nascimento compareceram à missa de 7º dia de Maria Victória de Vasconcellos Priolli, avó de Felipe Dylon, nesta segunda-feira (12). A cerimônia aconteceu na igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

A avó do cantor era uma das donas do Canecão, tradicional casa de shows do Rio. Felipe foi clicado do lado de fora da igreja, após a missa, em um estabelecimento comercial das proximidades.




BlogRCB 13/07/10
Roberto Carlos dá canja no aniversário da nora

Fonte : O Fuxico


Roberto Carlos surpreendeu os convidados do aniversário de Valeska Silva, esposa de seu filho, Dudu Braga, neste final de semana. O rei, que costuma fugir de eventos sociais, apareceu na festa e ainda deu uma canja para homenagear a nora, que completou 30 anos.

Roberto escolheu a música Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo para cantar com a banda da festa. O cantor chamou a aniversariante até o palco para dar um abraço, antes de começar a cantar.

A assessora de imprensa Elen Francine, uma das convidadas da festa, postou uma foto do cantor no Twitter. “Amo! Me sinto privilegiada em estar no aniversário da amiga e ver canja deste mocinho”, escreveu.


Roberto Carlos pode cantar no CD das escolas de samba

Fonte : UOL

A direção da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis vai tentar com a gravadora Sony a liberação para que Roberto Carlos cante na abertura do samba da escola no CD oficial. Roberto Carlos parece à vontade com a diretoria da agremiação. Tanto que tem carta branca para convidar seus amigos para o desfile, no carnaval do ano que vem. A escola só vai decidir onde cada artista estará posicionado de acordo com o enredo, que vai homenagear o Rei.

O cantor vai passar pela Marquês de Sapucaí em cima de um carro alegórico e virá cercado por crianças. A disputa para decidir o samba-enredo começa no dia 9 de agosto. Por enquanto, 91 sambas foram inscritos.



Só para ela
Folha de São Paulo - 14/07/2010


Roberto Carlos gravará seu show de fim de ano na praia de Copacabana
Como manda a tradição, exibição será no dia 25 de dezembro.
16/07/10 - 08h41 - Atualizado em 16/07/10 - 08h54
Ego

O tradicional show de fim de ano de Roberto Carlos da TV Globo este ano será na praia de Copacabana. Como sempre, o especial será exibido no dia de Natal. As informações são da coluna de Ancelmo Gois, no jornal "O Globo".

Roberto, aliás, aderiu à personal cabelereira e segundo a coluna "Gente Boa", do "Globo", tem recebecida sua 'hair stylist", Adriana, em casa todo fim de semana. Ela é a única pessoa a quem Roberto confia seus mullets.

Noite de Natal de grandes emoções: Rei cantará ao vivo e de graça em Copa

Fonte : O DIA (RJ)

Rio - O fim de ano vai ser de grandes emoções no Rio. O prefeito Eduardo Paes anunciou, ontem, que o Rei Roberto Carlos vai fazer seu tradicional show de Natal na Praia de Copacabana, no início da noite de 25 de dezembro. A apresentação, segundo dados da Riotur, deve atrair multidão de pelo menos um milhão de pessoas. E mais: vai abrir uma semana de eventos na cidade, que culminará com o Réveillon, em que será apresentada a logomarca das Olimpíadas de 2016.

“Essa apresentação vai ser um marco para a prefeitura. Será uma semana em que vamos iniciar com a festa do Rei. Quer melhor do que isso? Vamos terminar mostrando a marca oficial dos Jogos. Teremos fogos de artifícios, luz. Enfim, tudo que se tem direito”, contou Eduardo Paes.

Apesar de os detalhes do show do Rei — como repertório e convidados — ainda não terem sido fechados, o público já pode ter uma certeza: a apresentação será gratuita. Pelo menos é o que garante o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, que articula com produtores as demais apresentações, que vão acontecer ao longo da semana.

“Vamos oferecer, não só para os moradores, mas para quem estiver de passagem pela cidade, uma série de opções para diversão”, afirmou Antonio Pedro, que disse, ainda, que os shows do fim de ano não vão ficar concentrados só em Copacabana. Outros bairros do Rio estarão na programação da semana que antecede o Réveillon.


BlogRCB 22/07/10

Roberto Carlos assina com a Sony para lançar 4 discos

O novo contrato de Roberto Carlos com a Sony Music deve ser oficializado neste sábado, 24, com a assinatura dos papéis que selam o compromisso profissional entre o cantor e os dirigentes da gravadora. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta quinta-feira, 22, no jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a coluna, o artista lançará quatro discos. Um deles será um álbum com canções inéditas e os outros três sairão também em formato de DVD.

Ainda não há, contudo, informações de quando as gravações serão iniciadas e nem a data de lançamento do primeiro trabalho após o acordo com a Sony.


Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

6 comentários. Clique aqui para comentar!:

beatriz disse...

Muito interessante a materia "As cancoes que voce cantou pra mim (em Ingles). Informacoes, desconhecidas por mim e talvez por muitas fas, que nos mostra mais uma vez o quanto RC e' unico e extraordinario! Obrigada James e equipe. Abracos
Beatriz

Sonia disse...

Esta matéria tem muito o que dizer...Parabéns!

São tantas as canções...tantas melodias que um Anjo sussurrou ao meu ouvido que eu viesse até aqui e disesse que Roberto é especial e suas canções lindas.
Que novidade não é mesmo? Quantos não dizem a mesma coisa.
Mas eu obedeci e com um sorriso no rosto vim lhe dizer que as flores nasceram para perfumar sua caminhada,as estrelas para iluminar o teu espaço...
Deus fez o mundo ,e mandou anjos pra te abençoar.
Eles habitam junto de você,basta olhar ao seu redor!
Olhe! Quantas pessoas queridas existem ao teu lado...?
Irmão... filhos,milhares de fãs, seus queridos amigos...Não dá nem para contar...Vc quis ter 1 milhão de amigos... e tem mais do que 1 milhão de amigos que te admiram!
Olhe! Quanto amor ao seu redor...
São anjos que te querem bem...anjos que te amam...Anjos que DEUS reservou prá ti...
E você, é a luz que neles... "Brilha”.
Por isso, abra sempre seu sorriso! Não desista jamais de ser esta pessoa maravilhosa e amável, magnífica no que faz ...perfeccionista ao extremo,detalhista nas entrelinhas...colhendo assim sempre os melhores e excelentes resultados...
"És Anjo na vida de muitas vidas". Fostes escolhido para brilhar!
És esteio de muitas engrenagens...Tens tudo o que precisa, não necessita de pequenos detalhes!!!
Você tem ao seu redor pessoas lindas e maravilhosas de alma e de espírito... Não se apegue à sentimentos imaginários!
Não se apegue ao passado, siga em frente...Pois o teu amanhã é maior do que o hoje e tão regado de felicidade quanto o ontem...
Pense nisso e prossiga feliz...Pois tens tudo e um pouco mais...Tens "LUZ" na tua vida!

E essa luz... só pode ser "JESUS" ... Lembra? Essa canção faz parte de muitos de seus shows...faz parte da sua história de vida!!!
"NÃO MUDE NADA" só continue...

Sonia Moscardi Oliveira

Sonia Moscardi disse...

Esta matéria tem muito o que dizer...Parabéns!

São tantas as canções...tantas melodias que um Anjo sussurrou ao meu ouvido que eu viesse até aqui e disesse que Roberto é especial e suas canções lindas.
Que novidade não é mesmo? Quantos não dizem a mesma coisa.
Mas eu obedeci e com um sorriso no rosto vim lhe dizer que as flores nasceram para perfumar sua caminhada,as estrelas para iluminar o teu espaço...
Deus fez o mundo ,e mandou anjos pra te abençoar.
Eles habitam junto de você,basta olhar ao seu redor!
Olhe! Quantas pessoas queridas existem ao teu lado...?
Irmão... filhos,milhares de fãs, seus queridos amigos...Não dá nem para contar...Vc quis ter 1 milhão de amigos... e tem mais do que 1 milhão de amigos que te admiram!
Olhe! Quanto amor ao seu redor...
São anjos que te querem bem...anjos que te amam...Anjos que DEUS reservou prá ti...
E você, é a luz que neles... "Brilha”.
Por isso, abra sempre seu sorriso! Não desista jamais de ser esta pessoa maravilhosa e amável, magnífica no que faz ...perfeccionista ao extremo,detalhista nas entrelinhas...colhendo assim sempre os melhores e excelentes resultados...
"És Anjo na vida de muitas vidas". Fostes escolhido para brilhar!
És esteio de muitas engrenagens...Tens tudo o que precisa, não necessita de pequenos detalhes!!!
Você tem ao seu redor pessoas lindas e maravilhosas de alma e de espírito... Não se apegue à sentimentos imaginários!
Não se apegue ao passado, siga em frente...Pois o teu amanhã é maior do que o hoje e tão regado de felicidade quanto o ontem...
Pense nisso e prossiga feliz...Pois tens tudo e um pouco mais...Tens "LUZ" na tua vida!

E essa luz... só pode ser "JESUS" ... Lembra? Essa canção faz parte de muitos de seus shows...faz parte da sua história de vida!!!
"NÃO MUDE NADA" só continue...

Sonia Moscardi Oliveira

julioprofessor01@hotmail.com disse...

Quando sairá músicas ineditas do rei?
Acabou ou não a parceria com o tremendão?

Marines disse...

Adorei todas as materias. Parabéns!!!
Amo muito o cantor Roberto Carlos.

Anônimo disse...

gostaria de ver e ouvir ROBERTO CARLOS cantando a musicas PALAVRAS,VOCÊ E especialmente SAIL AWAY de Bill FALCON no seu proximo show de fim de ano.