sexta-feira, 5 de março de 2010

Exposição Roberto Carlos - 50 Anos de Música na OCA, Ibirapuera


COMEÇOU !!!!!!!

Cantando 'Emoções', Roberto Carlos abre exposição sobre 50 anos de carreira

'Roberto Carlos - 50 anos de música' está em cartaz no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Mostra fala das parcerias, sucessos e até dos carros usados pelo rei.

Roberto Carlos posa em frente ao calhambeque

O cantor Roberto Carlos esteve no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, nesta sexta, 6, para abrir a exposição "Roberto Carlos - 50 anos de música. No prédio da Oca, o rei ganhou três andares para exibir os objetos, as músicas e as pessoas que cruzaram o seu caminho nesse meio século de história.

"É bacana porque mostra as parcerias do mundo musical que tive, sobretudo com Erasmo Carlos e Ronaldo Bôscoli, e os duetos ao longo da minha carreira."

A mostra ainda não está completa, conforme avisa o próprio Roberto. "Algumas coisas ainda estão para chegar." Entre as peças que faltam estão o Cadillac - que estão reconstruindo - e o primeiro automóvel do rei. "Dá para ver na exposição minha paixão pelos carros. Estamos tentando localizar o primeiro carro que eu tive, na época da Jovem Guarda, e o Cadillac vai chegar em poucos dias", explicou o rei, que posou dentro do calhambeque, em frente à "estrada de Santos" - retratada num painel.

Dezenas de músicas servem de referência para a mostra - inclusive aquela do refrão "quero ter um milhão de amigos", que vira repertório de um superkaraokê -, mas a que não pode faltar é ela, "Emoções". "É a música mais especial para mim", derreteu-se o rei, para então cantar, a pedido dos jornalistas, um trechinho do seu grande hit.

Por este e por outros sucessos, Roberto ganhou da Sony Music um disco de diamante pela venda de um milhão e quatrocentos mil CDs em 2009, entre catálogos e o lançamento, "Elas cantam Roberto". Após receber o prêmio, Roberto deixou a coletiva para encontrar com sua amiga Hebe Camargo. "Estou indo encontrar com ela agora, vou gravar em outro lugar", contou o cantor, que participa do programa que marca a volta de Hebe à TV após a luta contra o câncer.

Iwi Onodera/EGO

Roberto Carlos inaugura exposição sobre sua vida no Ibirapuera

a/EGO/Iwi Onodera

Roberto posa ao lado do calhambeque


Roberto Carlos - 50 Anos de Música na OCA, Ibirapuera


A partir das 19h da sexta-feira, dia 5 de março, na OCA, o público poderá ver a grande exposição Roberto Carlos - 50 Anos de Música, sobre a obra do artista mais popular do Brasil. Foi o próprio Roberto Carlos quem teve a idéia, em 2002, de fazer a mostra, que faz parte das comemorações de seus 50 anos de carreira, projeto que engloba diversas ações realizadas desde o ano passado.

A exposição ocupará o subsolo e três andares da OCA e passa em revista toda a carreira de nosso artista, a partir da assinatura de seu primeiro contrato profissional, em 1959, até os dias de hoje.

EXPONDO A MAJESTADE
por Marcello Dantas (curador da exposição)

Fui convidado para desenvolver uma exposição para Roberto Carlos há 8 anos. Assim que me veio a proposta eu entendi de imediato que a senha não seria falar do Rei, nem do homem, nem do artista, nem do cidadão. O desafio que despertaria emoções não deveria ser o fetiche dos fãs sobre o artista mas sim o impacto da sua obra sobre os brasileiros em geral. A sua forte relação com a cultura brasileira durante cinco décadas e como ele mais do que qualquer outro fez a trilha sonora de nossas vidas desde a infância. Como sua música marcou a voz, a lágrima, a saudade e o amor de tantas pessoas durante tanto tempo. Essa é a arte maior de Roberto Carlos, essa é a sua legítima majestade, sua onipresença e o seu impacto na memória de cada um de nós, fruto de uma sensibilidade forte, latente e alinhada com a de milhões de pessoas mundo a fora.

Roberto Carlos aparece com o surgimento de uma idéia de música jovem, que a Bossa Nova, um pouco antes dele inaugurou. Roberto têm uma alma jovem, irreverente, aventureira, apaixonada e romântica. Encarna nele o ideal de que o mundo pode ser diferente do cotidiano da maior parte das pessoas. Esse sonho alimentou gerações de pessoas e inspirou suas vidas. Ele inventou gírias, mudou vocabulários, liberou pecados, despertou a fé, cantou o amor, marcou a moda, marcou o corte dos cabelos, lembrou da natureza, mas manteve sempre um sorriso de menino, com o qual todos se identificam. Essa exposição é sobre isso. Sobre esse sorriso de Menino, esperto, sensível, carente, amigo que todos projetamos nele ou nos inspiramos nele.

CONTEÚDO
O público poderá ver pela primeira vez reunido o maior acervo em torno da música que é a mais presente trilha sonora do Brasil nas cinco últimas décadas: as canções de Roberto Carlos.

A mostra será dividida por temas que fazem parte da carreira do Rei. Alguns deles são:

- a Jovem Guarda - Em 1965, Roberto Carlos foi convidado a apresentar um novo programa na TV Record, batizado de Jovem Guarda, e que deu nome ao movimento. A atração logo se tornou líder de audiência, passou a lançar tendências e criou uma ligação imediata com o público jovem, que encontrou nele uma referência. Um documentário inédito dirigido por Carlos Nader registra o período.

- as lembranças de Cachoeiro do Itapemirim - O rio, o canto de aves, o verde por toda parte são lembranças guardadas no coração de Roberto Carlos, apelidado na infância de Zunguinha. Sua cidade natal, no Espírito Santo, foi imortalizada na música Meu pequeno Cachoeiro, em que fala da saudade “da doce terra” em que nasceu. O documentário inédito de Raquel Couto traz imagens da cidade, depoimentos de habitantes e de Roberto Carlos falando sobre sua infância.

- o grande amigo e parceiro Erasmo Carlos - A amizade e os amigos estão entre os valores mais importantes na vida de Roberto Carlos. Com eles, transformou a música e falou de sentimentos, aventura e lembranças. Erasmo Carlos é um nome especial há mais de cinco décadas. Em 1977, a parceria de longa data era celebrada com a música “Amigo”: “Você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos de tantas jornadas”. Juntos, criaram músicas que traduzem momentos e se tornaram clássicos da música brasileira. Documentário dirigido por Carlos Nader.

- o gosto pelos carros e caminhões – Estarão expostos alguns dos carros da coleção do nosso cantor, como o Calhambeque, um Cadillac, um LTD e uma Mercedes-Benz 1978 prateada. A cabine de um caminhão especialmente adaptado para a mostra exibirá o clip de “Caminhoneiro”, sucesso de 1984.

- os duetos com grandes artistas e amigos – Duetos com convidados especiais criam momentos musicais marcantes na carreira de Roberto Carlos. Ele já dividiu o palco com artistas dos mais diversos estilos, em parcerias que trazem emoção, bom humor, lembranças e histórias. Serão relembrados em outros os encontros com Tom Jobim, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Hebe Camargo, Luciano Pavarotti, Wanderléa, Gal Costa e Chitãozinho e Xororó, entre outros

- o gosto pelo aventura – Presentes nas cenas selecionadas, e pela primeira vez restauradas digitalmente, dos três filmes de aventura que protagonizou: Roberto Carlos em ritmo de aventura (de 1968, com Wanderléa, José Lewgoy e Reginaldo Farias), Roberto Carlos e o diamante cor-de-rosa (de 1970, com Erasmo Carlos e Wanderléa) e Roberto Carlos a 300km por hora (de 1971, com Erasmo Carlos e Reginaldo Farias). Nas superproduções, a ação é acompanhada por música do artista, de parcerias com Erasmo Carlos e outros compositores. Elas trazem sequências espetaculares como a que mostra Roberto Carlos num vôo de helicóptero no interior de um túnel no Rio de Janeiro. Brasil, Japão, EUA e Israel aparecem entre as locações da trilogia, dirigida por Roberto Farias.

- a discografia completa – Reunidos primeira vez todos os discos gravados em português, espanhol, italiano, francês e inglês. A discografia digitalizada terá 9 telas touchscreen onde o visitante toca no disco que quer ouvir, abre uma janela com todas as músicas e escolhe a faixa que poderá ser escutada na íntegra. São 90 discos, sendo 37 internacionais, com 984 músicas no total. Só não entram as coletâneas.

- a fé, sempre presente na obra do artista - Desde a infância, a fé acompanha Roberto Carlos. Em orações, no pensamento, na força que proporciona e ajuda a superar barreiras. E, também, em sua música. Um minidocumentário dirigido por Raquel Couto terá canções como Jesus Cristo, A Montanha, Fé e outras.

- o estúdio de gravação - Estúdios são espaços muito especiais na carreira de Roberto Carlos. A excelência e o apuro técnicos sempre foram uma exigência e parte da riqueza sonora da obra do artista. Em 1998, um sonho foi realizado, e Roberto Carlos inaugurou no Rio de Janeiro seu próprio estúdio, batizado de Amigo. É nele que são feitas todas as gravações e mixagens. Nesta experiência que reproduz um estúdio, o visitante poderá mixar os instrumentos de três canções escolhidas por Roberto Carlos: Detalhes, Emoções e Jesus Cristo.

- Karaokê – O público terá quatro estações para cantar a música Eu Quero Apenas (Eu quero ter um milhão de amigos...). Cada visitante que participar da brincadeira receberá uma senha e poderá baixar a gravação em um site que será informado.

- Flores - A primeira vez foi em 1979 e, desde então, oferecer flores a fãs se tornou uma marca registrada dos shows de Roberto Carlos. A ideia foi da maquiadora Neide de Paula, que o acompanha até hoje. O gesto simbólico estende o carinho do artista a seu público. Na exposição, os produtores de flores de Holambra doarão semanalmente 2100 rosas vermelhas que formarão um jardim em homenagem aos fãs do artista.

- Um calhambeque na estrada de Santos – Os visitantes poderão tirar uma foto ao lado de um calhambeque tendo por fundo as curvas da estrada de Santos.

- vídeos, depoimentos e simulações digitais sobre: o amor pela natureza e a preocupação com a preservação do meio ambiente e o mar, presença constante no Rio de Janeiro, onde vive, grava e iniciou a carreira, e o imenso cenário dos shows que realiza em transatlânticos

- Centenas de fotos e imagens de Roberto Carlos ao longo desses 50 anos de carreira.

- Uma brincadeira de palavras cruzadas para preencher as frases célebres tiradas das letras de RC

- A alegria e o bom humor de Roberto Carlos presentes nos palcos, no cinema e nas ocasiões em que contracenou com Jô Soares, Chico Anysio, Os Trapalhões e o elenco de A Grande Família.

E muito, muito mais sobre a música de Roberto Carlos, em uma realização que utiliza os mais modernos recursos tecnológicos para contar uma carreira marcada pela emoção, o amor, o talento e o carisma de um artista único em todo o mundo.

Saiba os detalhes e não fique fora desta nova emoção!


ABERTURA:
5 DE MARÇO DE 2010
De 05 de março até 9 de maio de 2010

LOCAL:
OCA - Pavilhão Lucas Nogueira Garcez
ENDEREÇO: Av Pedro Alvares Cabral S/Nº
Portão 3 - Parque Ibirapuera

HORÁRIOS:
De terça a domingo de 10 às 21 horas
EXCEPCIONALMENTE na segunda-feira, dia 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a exposição ficará aberta para receber os admiradores de Roberto Carlos


INGRESSOS:
A venda a partir do dia 06 de março
Terças e Quartas - R$ 5,00 promocional
Quinta a Domingo - R$ 20,00
Ingresso Rápido: Tel: 4003 1212
www.ingressorapido.com.br
Clientes Itaú - Unibanco tem desconto de 10%

ATENDIMENTO A GRUPOS:
Visitas guiadas e com hora marcada
DIVERTE LOGÍSTICA CULTURAL: Tel: 11-3883 9090
atendimento@divertecultural.com.br

ESTACIONAMENTO ROTATIVO: (Zona Azul). 2ª a 6ª das 10h às 20h e sábados, domingos e feriados das 08h às 18h.

ÔNIBUS (excursões): não entram no parque e devem buscar um bolsão para estacionamento na área externa para que não sejam autuados de acordo com a lei de fretamento. Embarque/desembarque só pode ser realizado no Portão 03 ou 10 (área externa).
Obs: Devemos receber a previsão diária de ônibus, para não sobrecarregar os locais de embarque e desembarque em um mesmo horário.

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !












8 comentários. Clique aqui para comentar!:

Ana disse...

Olá James:
Tens um Blog lindo! Um Blog colorido y o mais importante são as notícias, músicas e fotos de nosso Rei Roberto Carlos, que este ano em Abril completa as comemorações dos 50 anos de uma brilhante carreira, tem sido uma comemoração em grande, como ele merece, mas acho que a festa continua já que vai festejar os 69 anos, segundo li nalgum blog.
Amigo tu sempre atento a tudo, se vê neste blog muito completo e actualizado.

Meus parabéns

Abraços.

Derbson Frota disse...

Na ânsia de ler alguma notícia da Exposição do rei, e sabendo que hoje é sexta-feira, dia de atualização do blog, vim logo pra cá!

Gostei de ver nosso rei com aquele sorriso de felicidade no rosto. Essa expo promete, e eu não quero perder nenhum lance!!

Derbson Frota
Tianguá CE

José Evilázio disse...

Eu gostaria de saber se o REI virá novamente a exposição,e se vai ser divulgado ao público o dia de sua vinda.Estou aguardando...

Cecilia Mendoza disse...

Hola James:
Excelente reseña!!!! sobre inauguración de la Exposición "Sobre los 50 años de
la Carrera de Roberto Carlos!!!!
Todos ustedes son privilegiados al tener tan Maravillosa Exposición!!!!!, ver
paso a paso los 50 años de la fantastica e inigualable carrera de
Roberto Carlos.

Un fuerte abrazo lleno de cariño!!!!

Rosario Mendoza disse...

Amigo James y equipo del blog:
Gracias por informarme de tan hermoso acontecimiento, sobre la Inauguración
de la Exposición de los 50 años de Carrera del Rey Roberto Carlos.
Y gracias por tan hermosas fotografías y él cada día esta espetacularmente
más hermoso.
Que Dios los siga bendiciendo.
Un saludo afectuoso de:
Rosario Mendoza

F&F Informações disse...

oi! Olhe realmente é o máximo essa atitude pois tudo que diz respeito ao REI é mais que bom,porém, é preciso percorrer todo o país para que todos os seu fãs tenham acesso...

Anônimo disse...

Fala ai bicho;sou vizinha e amiga de Teresa braga evizinha de Laurim emMarataises E.S CAchoeiro deItapemirim;capital SEcreta estou fazendo um tampo de mesa com um desenho de um calhambeque de mosaico, p voce quero saber como vai chegar nas suas maos,eu fiz o painel do predio do Laurim em Marataises.Preciso divulgar meu trabalho me ajuda 0312888090020 ESTER CARDOSO BRACONI rua Costa Perera 154 Centro Cacuoeiro de Itapemirim.cep2930090.Para nao ter que ir embora p o rio igual voce .mil beijos te amo

Anônimo disse...

Fala ai bicho;sou vizinha e amiga de Teresa braga evizinha de Laurim emMarataises E.S CAchoeiro deItapemirim;capital SEcreta estou fazendo um tampo de mesa com um desenho de um calhambeque de mosaico, p voce quero saber como vai chegar nas suas maos,eu fiz o painel do predio do Laurim em Marataises.Preciso divulgar meu trabalho me ajuda 0312888090020 ESTER CARDOSO BRACONI rua Costa Perera 154 Centro Cacuoeiro de Itapemirim.cep2930090.Para nao ter que ir embora p o rio igual voce .mil beijos te amo