sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Programas de TV com participação de Roberto Carlos

Esta matéria contém os itens:

•Programas de TV com participação de Roberto Carlos.
•Calcinha Preta no Roberto Carlos Especial 2009.
•Steven Spielberg dirigindo filme-biografia de Roberto Carlos?.
•Fotos: Ensaios para RC Especial.


Montagem: Diego Bachini Lima. Foto exclusiva Blog *Roberto Carlos Braga*Olá súditos !

Hoje, cá estamos, novamente, para dar continuidade ao Projeto RC 50 Anos, que tem relembrado, durante o ano de 2009, toda a carreira do maior ídolo de todos os tempos na música brasileira. E na matéria desta sexta-feira, relembraremos alguns dos momentos também importantes na carreira dele, mas que não são tão relembrados hoje em dia, principalmente pela falta de arquivos: Os programas de TV dos quais ele participou.

Naturalmente, não iremos falar de TODOS os programas, uma vez que é humanamente impossível fazer isso, contudo, queremos relembrar alguns desses momentos, como, por exemplo, as participações de Roberto nos programas da Xuxa.

A apresentadora teve vários programas na Rede Globo. Xou Da Xuxa, Xuxa Park, Paradão da Xuxa, Xuxa Hits, Xuxa no Mundo Da Imginação, Conexão Xuxa, Planeta Xuxa, entre outros... Em alguns deles (poucos, mas houveram), a apresentadora conseguiu levar o Rei Roberto Carlos
para se apresentar no programa.

O primeiro programa dela na Globo foi o Xou Da Xuxa, que estreou em 1986. No especial de natal do Xou Da Xuxa de 1988, o Rei Roberto Carlos foi dar o ar da graça no programa, cantando Se Diverte E Já Não Pensa Em Mim, primeira faixa do seu LP daquele ano. Uma foto dessa apresentação ao lado.

O Paradão Da Xuxa, outro dos programas apresentados pela loira, premiava os destaques na música, de acordo com o voto popular. Nem é preciso dizer que Roberto era, quase sempre, eleito. Em 1991, por exemplo, ele foi lá, cantar Todas As Manhãs, e depois chamou Xuxa ao palco, para cantar Lua De Cristal. Uma foto desse momento, ao lado.

Mas não foi só a Xuxa que teve a sorte de ter Roberto Carlos no seu programa. Fausto Silva, o Faustão, depois de sair do Perdidos Na Noite, apresentado na TV Gazeta, foi para a TV Globo, em 1989, estreando o Domingão Do Faustão, que está no ar até hoje. Apresentou o programa por algum tempo, até conseguir a honra de receber o Rei, em 1996.

Na primeira apresentação dele por lá, o Rei riu muito com as brincadeiras do apresentador, e cantou Como É Grande O Meu Amor Por Você, O Terço, Medley Jovem Guarda (Festa De Arromba, É Proibido Fumar, Lobo Mau, O Calhambeque), Mulher de 40, Canzone Per Te, Cheirosa, Detalhes, Tem Coisas Que A Gente Não Tira Do Coração e Emoções. Foi esse programa que venceu a enquete que fizemos aqui no blog, perguntando sobre qual dos programas o internauta queria ver em vídeo. Como o Domingão do Faustão ganhou, com 23% dos votos, eis um vídeo da participação de 1996, que já estava na internet, incorretamente datada como de 1997.


Em 1997, ele voltou, pra lançar o disco Canciones Que Amo. Lá, cantou canções como Amigo, Adiós, a canção de Nelson Gonçalves A Volta Do Boêmio (só um trecho), As Curvas Da Estrada De Santos (a pedido da cantora Simone), Niña, Olha (a pedido de Adriana Esteves), Como É Grande O Meu Amor Por Você (a pedido de Cláudia Raia e Edson Celulari), Abrázame Así (oferecida para o elenco e equipe da novela Por Amor), Detalhes (a pedido de Fernanda Montenegro), Coração de Jesus, Emoções (a pedido de Erasmo Carlos) e um trecho de Amigo.

Em 1998, ele voltou de novo, algumas vezes, lançando as novas canções: Vê Se Volta Pra Mim, Meu Menino Jesus, Eu Te Amo Tanto e O Baile Da Fazenda. Esse ano, as participações de Roberto foram menores que nos anos anteriores. Contudo, ele foi mais de uma vez para o palco do programa. Em uma de suas participações, Roberto falou, inclusive, do amor que sentia por Maria Rita, e de manias que tem (tinha).

Em 2000, quando Roberto estava voltando aos palcos, depois de um ano recluso, foi ao
Domingão do Faustão. No começo, um locutor dizia: "Domingo, 26 de novembro, dia de Rei no domingão". Um programa repleto de homenagens. Depoimentos de anônimos, de Reynaldo Gianecchini, Maria Fernanda Cândido, Sandy e Jr, Simone, Maria Bethânia, Emmerson Fitipaldi, Glória Menezes, Ana Maria Braga, Jô Soares, Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Luciano (do Zezé). Números musicais de Sandy e Jr, Leonardo, Alexandre Pires (Eduardo Lages ao piano), Daniel, Zezé Di Camargo e Luciano. Homenagem de uma pintora chamada Roberta, de 11 anos, que pintava ouvindo RC. Homenagem de uma cantora mirim chamada Taís, de 12 anos, que chorou ao cantar com Roberto. O Rei cantou Emoções, Detalhes, Jesus Cristo, Eu Te Amo Tanto, O Grude (um do outro) e Amor Sem Limites. Foi o único Domingão Do Faustão em que Roberto Carlos chorou, e do qual Roberto saía do palco de vez em quando, pra retornar depois, talvez pelo fato de estar fraco psicologicamente.

E em 2001, a mais recente apresentação de Roberto Carlos no Domingão Do Faustão. Lançando o CD Acústico, Roberto esteve lá, cantando Eu te amo, te amo, te amo, Além Do Horizonte, O Grude (um do outro), É Preciso Saber Viver e Parei na contramão. Uma homenagem do Odival Lima, de Fortaleza: uma estátua de bronze, de 1,72m, de Roberto Carlos, que canta em todas as línguas. Depoimentos de Erasmo e Wanderléa. Os jogadores Roberto Carlos e Odivan prestaram homenagem ao Rei, sendo que o primeiro mandou uma camisa do Real Madrid autografada pra ele. A professora dele, no Conservatório de Cachoeiro, Elaine Manhães, gravou um depoimento. O amigo de infância Nélio contou histórias também. Dudu Braga e Rafael Torres, os filhos, também, e, curiosamente, os dois o fizeram chorar. Roberto declamou a letra de Além Do Horizonte e É Preciso Saber Viver.

Sílvio Santos também levou Roberto Carlos para o Programa Sílvio Santos, em alguns anos, como nos anos 70, para receber o Troféu Imprensa, que ele recebia com certa frequência. Mas, as duas participações mais marcantes foram em 9 de janeiro de 1994 e 1997. Na primeira, Sílvio fez brincadeiras com canções de Roberto Carlos, e o Rei cantou Coisa Bonita e Obsessão (em "dueto" com Sílvio Santos). Passou meia hora no palco, e ganhou os Troféus Imprensa de melhor cantor de 1991 e 1992. A eleição de 1993 ainda não havia acontecido, mas Roberto ganharia novamente em 1993, e em 1994, e em 1995. E em 18 de maio de 1997 ele voltou ao Programa Sílvio Santos, para receber o troféu. Mas, dessa vez, a participação foi maior. 54 minutos, conversando sobre fatos da carreira, sobre Maria Rita, sobre a língua espanhola, e sobre muitas coisas interessantes. Eles tiveram um papo bem legal lá, e Roberto cantou Mulher de 40 e Comandante do seu coração. Os dois aproveitaram para relembrar a defesa que Sílvio Santos fez a Roberto Carlos, no programa Quem Tem Medo Da Verdade, em 1970, na TV Record.

Por falar nisso.. Você sabe algo sobre o Quem Tem Medo Da Verdade, programa do qual Roberto Carlos participou nos anos 70? Tratava-se de um programa no qual celebridades, conhecidas do grande público, sofriam mil e uma acusações por seus atos e conduta. Julgados por algumas pessoas (incluso um padre, de óculos, que estava estreando no programa no dia de Roberto Carlos), o convidado tinha o direito de um advogado de defesa. E quem defendeu RC foi Sílvio Santos. As acusações a Roberto Carlos eram de que ele era afeminado, com as roupas que usava na Jovem Guarda, e o cabelo longo, que ele estava afeminando a juventude brasileira, que ele tinha plagiado o estilo de João Gilberto, dentre outras. O júri fez algumas perguntas a Roberto, como, por exemplo, porque ele casou com uma moça desquitada, quem ele queria mandar pro inferno, na canção Quero Que Vá Tudo Pro Inferno, quem namorou a Wanderléa, ele ou Erasmo Carlos, e perguntaram, até, se ele não achava esquisito o fato de uma mulher fazer as roupas dele. Roberto saiu brilhantemente do programa, e foi absolvido por unanimidade, sendo que um dos jurados declarou-se fã do Rei, e pediu que ele autografasse um pôster, para os filhos.

Ainda nos anos 70, Roberto participava muito do programa Flávio Cavalcanti, um dos maiores apresentadores de televisão, até os dias de hoje. Na foto ao lado, você pode ver um dos momentos do Rei lá.

E também foi a partir dos anos 70 que o Rei começou a ir ao México, onde sempre se apresentava no programa Siempre En Domingo, apresentado pelo animador Raúl Velasco. RC esteve lá, pela primeira vez, em 1973. O programa foi transmitido direto do Rio de Janeiro, para onde Raúl Velasco tinha vindo, e o Rei cantou La Montaña e La Distancia.
Em 16 de junho de 1974, Roberto vai ao México, e lá, participa do dominical Siempre En Domingo. Em março de 1978, novamente, onde cantou Amigo, Hablando En Serio e Solamente Una Vez. Em 19 de maio de 1985, mais uma apresentação no Siempre en Domingo, onde cantou El Camionero e Aleluya. E no dia 02 de outubro de 1988, uma homenagem especial. Um Siempre En Domingo inteiro em homenagem ao cantor brasileiro. Raúl Velasco levou todos os tipos de homenagem para Roberto, que, na ocasião, cantou com Lara Y Monarrez, Jose Jose e Armando Manzanero. Roberto canta algumas canções, e recebe disco de ouro pelo LP de 1988 (foto). Em março e dezembro de 1990, ele estava lá de novo.

No dia de São Valentim (equivalente ao dia dos namorados, no Brasil), 14 de fevereiro, do ano 1994, Roberto foi ao Siempre En Domingo cantar Tú Eres Mía e Mujer Pequeña, e voltou ao programa em 29 de março de 1998, para cantar Se Me Olvido Otra Vez, Abrázame Así e Adiós. Foi a última apresentação do Rei no Siempre En Domingo, programa transmitido pela Televisa (a mesma do Chaves, e das novelas do SBT), uma vez que em abril de 1988, Raúl Velasco abandonou o programa, por motivos de saúde, falecendo em 2006. Na foto ao lado, a apresentação de Roberto no programa, em 1978.

Mas não é só no México e no Brasil que Roberto participa de programas de televisão. Na Argentina, ano passado, gravou o Íntimo, na Telefé, que você pode relembrar clicando aqui, e no Peru, participou do Niño Esperanza, em 1993, programa que, com doações, apoiaria projetos sociais que ajudassem crianças. Roberto, chegando no Peru, deu muitas entrevistas, inclusive uma coletiva, e cantou, no palco da atração, Dime Unas Cosas Bonitas, Mujer Pequeña e Amigo.

Mas além do Niño Esperanza, no Peru, Roberto Carlos cantou várias vezes no Criança Esperança do Brasil. O programa, que estreou em 1985, teve o Rei já na edição de estreia, e mais em 1993 (quando cantou Amigo e Luz Divina), 1994 (quando cantou Verde e amarelo e Nossa Senhora, ao lado dos jogadores que conquistaram o tetracampeonato mundial de futebol para o Brasil. Roberto, ainda em 1994, recebe, da Unicef, dois prêmios. Um por ser amigo da criança, desde 1979, e outro por ter participado do Niño Esperanza, no Peru), 1996 (quando cantou Quando Eu Quero Falar com Deus e Luz Divina), 1997 (quando cantou Comandante do seu coração e Aleluia), 1998 (cantou Nossa Senhora e Jesus Cristo)e 2005 (cantou A Volta e Como É Grande O Meu Amor Por Você). A foto ao lado é da participação de 1997.

Entrevista legal foi a que Roberto Carlos concedeu ao Jô Soares, dia 7 de julho de 1995. Ele ainda era do SBT, apresentava o Jô Soares Onze E Meia, e fez um programa especial, todo com o Rei, que cantou muitas músicas, dentre elas, um pout-porri da Jovem Guarda, e Detalhes.

Em 2009, Roberto Carlos participou de outros programas, como Caldeirão do Huck e A Grande Família, mas vamos poupar comentários sobre eles, pois já falamos muito deles aqui esse ano.

Próxima Matéria
Estaremos de volta dia 10 de dezembro, com a cobertura em tempo real da gravação do especial de final de ano de Roberto Carlos. Teremos um repórter no show, Rafael Avena, que nos passará informações durante a gravação.

Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !

Roberto Carlos e Calcinha Preta! Confirmado !!
Roberto Carlos vai cantar com o grupo Calcinha Preta, no especial de final de ano ! O grupo vai se juntar à atriz Dira Paes, intérprete da Norminha, em Caminho das Índias, que tinha uma música do grupo como tema, "Você Não Vale Nada", possível dueto entre o grupo e o Rei. Além do grupo e da atriz, Daniel e Ana Carolina são esperados para o show.

Vida de Roberto Carlos dirigida por Steven Spielberg? Fotomontagem: James Lima
É isso mesmo ! O empresário de Roberto Carlos, Dody Sirena, está planejando fazer um filme-biografia do cantor, que começará a ser filmado em 2012. E ele quer ninguém menos que Steven Spielberg para dirigir o filme. Segundo Dody, "Roberto é um artista de projeção mundial". Será que o americano aceita?

Ensaios para Roberto Carlos Especial!

O Site Oficial RC divulgou, há 10 minutos, as seguintes fotos dos ensaios do RC Especial:







Exalta Rei !

Olá súditos !
Viemos avisar que o Blog RCB acaba de fazer uma parceria com o Bloco Exalta Rei, que ganhou grande visibilidade no carnaval de 2009, fazendo versões "carnavalescas" das músicas de Roberto Carlos. Iremos, a partir de agora, deixar uma página aqui no blog especialmente dedicada ao bloco. E, no Twitter, iremos falar dos próximos shows.

11 comentários. Clique aqui para comentar!:

Derbson Frota disse...

Nosso rei sempre foi muito recluso em participações em programas, por isso, quando vai a algum, todos fazem uma enorme expectativa.
De todos esses excelentes programas citados eu destaco os 4 do Faustão, em que ele ficou mais de uma hora, cantando, rindo e contando histórias, (e é claro, muitas vezes sem falar, porque o Faustão quase nem deixava,rsrsrsr).

Derbson Frota
Tianguá CE

Cleia Carvalho disse...

Esta foto do Roberto com chapéu está lindo demais. Uiiiii... uuupppp....
Brijos

Everaldo Farias disse...

Zé Jeimis,

Só algumas considerações:

O rei também participou do Especial da Xuxa de 1991, onde cantaram Estrela guia, sucesso dela.

Quanto às participações em Faustão, em 1998 foram apenas duas, uma em um link onde era entrevistado de onde ensaiava para o especial daquele ano e já adiantava três canções novas e outra no palco do domingão, na semana seguinte, lançando o cd! Inclusive essa última foi apresentada com muitos cortes e é a que a maioria tem! Em janeiro de 99, foi reprisada na íntegra com o Roberto também cantando Meu menino Jesus. Em 2001 também houve cortes e Parei na contramão só foi mostrada depois. Dizem ainda que ele também cantou Todos estão surdos em outro vídeo que nunca vi!

Talvez por esses tantos cortes é que o rei não vá mais ao programa dominical!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Rosario Mendonza disse...

Amigo James y equipo del blog:
¡Muchas felicidades! por tan buen trabajo de la reseña de los programa de televisión en donde participo el Rey Roberto Carlos y muy lindo video del
programa de Domingao Faustao y gracias por las fotografías del Rey.
Que Dios los siga bendiciendo siempre a todo el equipo del blog.
¡Un saludo afectuoso! de:
Rosario Mendoza

Cecilia Mendonza disse...

Hola que tal James:
Como siempre son el mejor blog que existe ya que cada reseña,cada información
nos hacen sentir como que estamos ahi en tantas y tantas emociones de
Roberto Carlos,mil felicidades!!!!, que fantastico ver a Roberto Carlos cantando un popurri del Joven Guarda y dirijiendo al maestro Eduardo Lages en el
programa "Domingao do Faustao".
Que la luz divina los siga iluminando siempre.
¡¡¡¡Un fuerte abrazo lleno de cariño!!!!.

Claudio Ramos disse...

E´sempre bom publicar tudo sobre o Rei. Hoje a Record apresentou mais uma vez um programa em P & B, quando os artistas eram julgados na TV. O Rei desde sempre teve a capacidade de ser autêntico e assumir o seu ponto de vista, que coincide com o pensamento dos súditos. Há de se evidenciar, que o seu defensor, naquele progama, foi o Silvio Santos, que conseguiu defender o Rei com muita capacidade. O Silvio Santos é outro súdito do Rei, tanto quanto a Hebe Camargos e todos nós.

Claudio Ramos disse...

Fui ao excelente show do Rei, no Mineirinho, em Belo Horizonte, quando comemoramos os 50 anos de carreira do Rei. Ele esteve como sempre, impecável e muito bem humorado. Sou jornalista, estava de folga, mas mesmo assim escrevi uma matéria sobre o show. Sobre a Rosa, que desta vez consegui receber da mão do Rei... Vamos ver se dá para publicar neste Blog. Vai depender da permissão do James Lima.

robertocarlosbraga.com.br disse...

Amigo Cláudio Ramos,

Envie a sua matéria para o e-mail contato@robertocarlosbraga.com.br

Salvaremos no nosso arquivo e, caso seja aprovada, publicaremos assim que possível.

Um Forte Abraço
Equipe RCB

Anônimo disse...

Olá "Mascote"

O teu blog continua excelente como sempre. As informações que aqui dás sobre o "nosso Rei" são sempre muito interessantes e, pelo menos para mim, inéditas.

Agradeço-te teres passado pelo nosso blog pois só assim consegui "localizar-te", uma vez que tinha perdido o teu paradeiro. Tentei entrar umas 2 ou 3 vezes no teu blog mas foi quando o mudaste e não consegui.

Agora já guardei o endereço e passarei a visitar-te.

Beijinhos da Madrinha.

zagar disse...

bom ele eo melhor dos melhores amo ele nao so por ser cantor maravilhoso q ele e e sim por sua simpatia e humildade de smpre e forte para superar perdas inconparaveis parabens meu querido roberto carlos amo vc [ zagar bs ]

Ana Luiza disse...

Fantástica a resenha!
O Site é excelente e resume tudo do Rei!
Quanto aos programas,nao podemos esquecer também do Globo Repórter especial sobre os 50 anos de carreira do Rei!