sábado, 24 de outubro de 2009

Duetos Memoráveis - Parte 2 (Internacionais)


Olá Súditos !

Hoje, cá estamos, para dar continuidade ao Projeto RC 50 Anos, que está relembrando, durante todo o ano de 2009, os fatos mais marcantes da bem sucedida carreira de Roberto Carlos, que faz 50 anos neste ano. E hoje, depois de relembrarmos os duetos mais memoráveis já protagonizados pelo Rei em português, abordaremos os duetos em outras línguas, que também nos reservaram muitas emoções.

Roberto já cantou com muita gente em algumas línguas. Não iremos listar todos os duetos que ele já fez por falta de dados mesmo, mas a maioria, com certeza, está nessa matéria.

O cantor mexicano Pedro Vargas (falecido em 1989) cantou 3 vezes com Roberto Carlos, a canção El Día Que Me Quieras. A primeira vez (vídeo abaixo), foi em 1975. A segunda (foto acima) em 21 de novembro de 1976. A terceira (foto ao lado) em 1986. Todas elas no México.



Julio Iglesias também já cantou algumas vezes com Roberto Carlos. Em 1976, Propuesta e La Distancia foram interpretadas pelos dois. Em 20 de novembro de 1989, Solamente Una Vez, no programa Siempre En Domingo, no México, em homenagem ao falecido Pedro Vargas. Além disso, eles são grandes amigos. Julio conversou mais de 1 hora no telefone com Roberto Carlos, quando Maria Rita morreu. Ambos se viram de novo há alguns meses, no aniversário da Hebe Camargo.

Em 1985, Roberto participou de um disco de uma cantora americana que canta em espanhol. Lanni Hall, no álbum Es Fácil Amar dividiu os vocais com o Rei da música brasileira, na canção De Repente El Amor, que fez muito sucesso, e faz até hoje entre os fãs de ambos os artistas. Eles gravaram ainda um videoclipe para a canção, e no Festival de Acapulco de 1985, em que Roberto participou, eles cantaram novamente a canção juntos. Inclusive, a imagem ao lado foi capturada do DVD dessa apresentação, que consta no nosso acervo. Veja, abaixo, o clipe da música, gravado pelos dois cantores, e disponibilizado na internet pelo site Portal Clube do Rei.


No programa Siempre En Domingo, apresentado por Raúl Velasco no México, foi onde o Rei Roberto Carlos mais se apresentou fora do Brasil. E ali ocorreram os principais duetos internacionais de sua carreira, como a vez que ele cantou com a dupla Lara Y Monarrez a canção Detalles. Esse dueto é raríssimo, e nem eu mesmo tenho. Nesse mesmo programa, segundo nossas pesquisas, Roberto cantou com Viva Voz, Angelica Vale, Armando Manzanero, Denise Dekalafe, Jose Jose (foto ao lado) y La Eestudiantina De Lasalle. Este programa ainda não faz parte do nosso acervo.

Outra cantora americana que já cantou com Roberto Carlos foi Eydie Gormé, com quem o Rei cantou a versão para espanhol de Sentado À Beira Do Caminho, que virou Sentado A La Vera Del Camino, e que também foi registrada em um disco, e que também virou um videoclipe (que foi exibido no Fantástico.). O ano era 1989. Esse dueto é notável, ainda, porque Eydie arriscou alguns versos em português.

Em 1991, Roberto aceitou uma canção do amigo Roberto Livi que se chamava Si Piensas, Si Quieres. No Brasil, como dissemos na matéria anterior, o Rei cantou com Fafá de Belém essa canção. Mas, originalmente, em espanhol, a cantora escolhida foi Rocío Dúrcal. Talvez este seja o dueto internacional mais famoso da carreira de Roberto Carlos: ficou famoso no exterior e no Brasil, foi lançado em disco (dele e dela), gravaram clipe e apresentaram-se em muuuitos programas de TV repetindo o dueto. Rocío faleceu em 2006.

Uma das parcerias mais importantes para a carreira de Roberto Carlos foi o show que ele fez, completo, com o tenor italiano Luciano Pavarotti, no RS. O show já foi comentado com detalhes aqui no nosso blog, e você pode reler a matéria clicando aqui.

Em 1977, em um especial de final de ano, Roberto Carlos cantou com Armando Manzanero, autor de Esta Tarde Vi Llover. Eles cantaram It's Impossible, Propuesta e Esta Tarde Vi Llover. A foto ao lado retrata o dia em que esse dueto aconteceu, marcando o natal de muitas pessoas àquele ano. Até hoje, um dos duetos mais importantes, e, curiosamente, um dos menos comentados na obra de Roberto Carlos.

Em 1978, foi com Freddy Cole que Roberto cantou For Once In My Life, durante a campanha Um Milhão De Amigos, seu especial de final de ano de 1978, que ajudou crianças carentes a passarem um natal mais digno. Roberto diz, no começo: "Is a great present for us your presence here" (É um grande prazer pra nós sua presença aqui) em um inglês bem fluente.

Novamente um dueto registrado em disco, Roberto Carlos dividiu os vocais com o mexicano Vicente Fernandez, na canção Aunque Mal Paguen Ellas. A canção fez muito sucesso, e o clipe foi exibido no México e, segundo nossas pesquisas, também no Brasil. Além disso, os dois fizeram um dueto ao vivo, cantando a mesma música, e no Siempre En Domingo, em 1990. O que pouca gente sabe é que, no clipe oficial da música (que poucos têm completo), Vicente Fernandez, que passou a música toda recebendo conselhos do amigo Roberto Carlos, termina assobiando a canção Amigo, do Rei.

Em 1982, houve um dueto no disco do Rei no Brasil. Ele cantou Amiga com Maria Bethânia. Pra quem não sabe, Roberto lançava sempre um disco em português e, um mês depois, o disco correspondente em espanhol. Isso aconteceu de 1972 a 1992. Aí, no correspondente ao português de 1982, ele dividiu os vocais com a cantora Ana Belén, cantando a versão de Amiga em espanhol, que foi um grande sucesso. Veja o vídeo.


Pois bem, como se pode ver, são muitos os duetos em outras línguas. E temos poucos detalhes sobre eles. De qualquer forma, acho que valeu a tentativa.

Próxima Matéria
Próxima sexta, falaremos dos projetos coletivos os quais Roberto Carlos participou, para angariar fundos por boas causas.

Um Forte Abraço
James Lima
Equipe RCB
Teresina - Piauí - Brasil


Compre CDs e DVDs de Roberto Carlos !


Esta matéria pertence ao projetoProjeto RC 50 Anos • Blog *Roberto Carlos Braga* Leia mais sobre esse projeto clicando aqui.

PS: Roberto Carlos lançou ontem, pela primeira vez, uma música em formato digital. A Mulher Que Eu Amo está sendo vendida na internet e para celular, e tem preços que vão de R$ 1,99 a R$ 4,99. Seja contra a pirataria, não faça downloads ilegais. Compre a música em www.amulherqueeuamo.com.br

4 comentários. Clique aqui para comentar!:

jota roberto 2 disse...

Ola James Lima, maravilhoso este blog,poxa fez relembrar todo meu passado, hgoje com 59 anos, revive tudo aquilomn que foi maravilhoso em minha vida,quando Roberto Carlos cantou pela primeira vez em minha cidade Ribeiraopreto, interior de São Paulo,eu tocava em uma banda, e la estive tocando no Show que atecederia o show do Rei, estive ao lado dele no camarin, ele com seu caximbo, foi muito bom ,Um abraço Joao Roberto

Cecilia Mendonza disse...

Hola que tal James:
Como siempre cada semana haces unas fantasticas reseñas en tu blog y ahora de los Duetos Internacionales con Roberto Carlos, excelentes!!!.
Rosario mi hermana tiene todos los duetos en español que mencionas los tiene grabados en VHS estan fantasticos!!!.
A mi el dueto que más me gusta por la canción tan hermosa es el que hace Roberto Carlos con Lanni Hall y la canción "Derepente el Amor" esta maravillosa!!!.
¡¡¡Un fuerte abrazo lleno de cariño!!!.

Rosario Mendonza disse...

Amigo James y equipo del blog:
Tengo el placer tan maravillosos de tener algunos duetos que mencionas en esa información tan precisa tengo:
grabado en VHS el dueto que hizo con Don Pedro Vargas del año 1986.
y el del 20 de noviembre de 1989 fue una emición del programa grabado "Galardón a los Grandes" del programa Siempre en domingo conducido por el Sr.Raúl Velasco.
el dueto de Vicente Fernandez el video clip fue realizado en el rancho de él que esta en la ciudad de Gudalajara Jalisco y se llama "Los tres Potrillos" .
La canción "Aunque mal paguen ellas" la hizo especialmente el Sr.Mendez para que la cantara el Rey Roberto Carlos y algunas fraces de la canción no le guto al Rey Roberto Carlos y las cambio.
y cuando cantaron los artistas:Lara y Monarrez, Angelica Vale,Armando Manzanero, José José,Denise Dekalafe y la Estudiantina Lasalle ese programa fue un homenaje al Rey Roberto Carlos y al termino del homenaje cantan "Amigo" al lado del Rey Roberto Carlos.

Un saludo afectuoso de:
Rosario Mendoza

Everaldo Farias disse...

Zé Jeimis,

legal essa abordagem, agora internacional. Eu torço para que um dia, Roberto e Julio possam gravar uma faixa juntos. Nós que gostamos tanto do rei, queremos sempre vê-lo e ouví-lo em boas companhias como as descritas por você nesses posts!

Que venham os próximos duetos! Zé, talvez essa dica para o próximo: Quais os duetos que seus leitores gostariam de ainda ver com o rei?

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!