sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Rei do Carnaval

O Rei do Carnaval - RC é homenageado em 1987, pela escola de samba Unidos do Cabuçu. Foto Exclusiva Blog *Roberto Carlos Braga*
Olá súditos

Depois de noticiar detalhes acerca do Cruzeiro 2009, cá estamos para relembrar, mais uma vez um fato da carreira de Roberto Carlos. Como já dissemos, em 2009 nossa prioridade será relembrar fatos da carreira de um certo cantor cabeludo que há muito emociona o país, e hoje relembraremos a homenagem que Roberto Carlos recebeu da escola de samba Unidos do Cabuçu, já que estamos em época de carnaval.

Pois bem, como muitos sabem, Roberto Carlos foi homenageado pela escola de samba Unidos do Cabuçu, no ano de 1987, garantindo à escola o 7º lugar, o melhor carnaval da história da agremiação. Segundo os dirigentes da Cabuçu, Roberto Carlos poucas vezes compareceu à quadra da escola, mas quando chegava lá, transmitia e recebia muita alegria. A escola entrava em contato com o cantor por meio das temporadas que este fazia no canecão. Depois do show, corriam para o camarim, para acertar mais este ou aquele detalhe.

O Rei do Carnaval - RC e Myrian Rios, sendo entrevistados antes do desfile. Foto Exclusiva Blog *Roberto Carlos Braga*O desfile foi o máximo ! O carro abre alas trazia o Rei-Sol, e Apolo, dedilhando sua lira, que, segundo a escola, teriam tocado Roberto Carlos ao nascer.
Antes de entrar na avenida, foram veiculadas imagens de Roberto Carlos subindo no carro e vestindo o terno, lá em cima. Roberto foi ainda entrevistado pela Rede Globo. Um repórter perguntou se estava confirmado que ele viria no carro, e veja o que ele respondeu, em áudio exclusivo do nosso Blog *Roberto Carlos Braga*.



Apresentando em um carro o bule e a xícara do café da manhã da citada canção, e trazendo cantores da Jovem Guarda, como Wanderley Cardoso, Marcio Antonucci (De Os Vips) Sérgio Murilo (pré jovem guarda), Jerry Adriani, entre outros nomes, num calhambeque, a escola animou todo o sambódromo ! Havia ainda um carro dando a idéia de um portal, o grande portal que dava acesso à Cidade da Fantasia.

Toda a escola estava alinhada à Roberto Carlos. Havia o carro Negro Gato e o carro As Baleias, o carro Detalhes (que trazia Erasmo Carlos), e, como se não bastasse isso, a bateria veio vestida de verde e amarelo, em referência à canção que abre o lado A do LP de 1985. A bateria tinha 260 componentes. Além disso, havia o carro dos caracóis, que trazia uma mulher com caracóis, e um carro com flores e botões de blusa. O Carro Emoções trazia figuras de palhaços (em referência ao show do Palhaço) e homens vestidos de Carlitos (em referência à homenagem que Roberto fez ao grande Charles Chaplin, em 1982).

A então mulher de Roberto Carlos, Myrian Rios, ficou no camarote, assistindo e torcendo pela escola, como ela mesma disse em entrevista, antes do desfile. A propósito, Myrian estava ao lado de Roberto Carlos em quase todas as entrevistas que o Rei do Brasil concedeu no carnaval daquele ano.

O Rei do Carnaval - RC é homenageado em 1987, pela escola de samba Unidos do Cabuçu.Desfilou ainda o maior amigo de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, que tinha um carro só pra ele ! Segundo os comentaristas da Rede Globo, foi uma exigência do tremendão que o carro estivesse cheio de mulatas, e ele viesse cercado por elas. Ainda segundo os comentaristas, Erasmo Carlos estava sem jeito para sambar (e o pior que isso é visível). Mas, como eles mesmos disseram, o que vale é a alegria e isso, o nosso tremendão mostrava do início ao fim ! Além do irmão camarada do Rei, desfilou a responsável por essa dádiva ter vindo ao mundo: A mãe do cantor, Lady Laura, fantasiada, muito bonita, de azul, dizendo que estaria lá no desfile no ano seguinte ! Que pique !

Ao fim do desfile, Roberto Carlos saiu amparado por amigos, chorando, inconsolavelmente. Aos prantos. Quanta emoção, não é, meu rei?

Abaixo você pode curtir, a letra do Samba Enredo da escola, Roberto Carlos na Cidade da Fantasia.

Surgia na manhã o rei Sol
Na carruagem que corria o infinito
Apolo dedilhava sua lira
Soavam notas que tocaram
A tez de um mortal

Assim nasceu
Roberto Carlos na canção popular
E hoje em festa e fantasia
Na corte da alegria vem cantar

E quem sou eu
Nesta cidade encantada
Sou mensageiro do amor
No esplendor da madrugada (bis)

Olha, você sabe muito bem
Certos Detalhes de uma vida agitada
O que me vale é a palavra amiga
Sempre tão querida do meu camarada

Um Amante à Moda Antiga
Nesse palco de Emoções
Quero um amor que seja eterno
O resto Que Vá Tudo Pro Inferno

Oh! Meu Brasil, verde e amarelo
Meu cachoeiro de luar tão belo (bis)

Oh! noite, não se vá sem levar
De presente meu coração
Quem sabe nessa longa Cavalgada
No meu alazão de prata
Eu encontre inspiração
Pra cantar pra você Outra Vez
A nossa canção


Pois bem, nossas festividades do carnaval encerram-se aqui ! Mas fique ligado, pois na próxima quarta feira teremos matéria sobre o aniversário de 3 anos do Blog. Preciso dizer que está imperdível?

Um Forte Abraço
James Lima
Equipe RCB
Teresina - Piauí - Brasil
Esta matéria pertence ao projetoProjeto RC 50 Anos • Blog *Roberto Carlos Braga* Leia mais sobre esse projeto clicando aqui.

9 comentários. Clique aqui para comentar!:

Vinícius Faustini disse...

É, James, que pena que nós não tínhamos carnavais suficientes pra acompanhar na íntegra este desfile fantástico. No "Roberto Carlos Especial" de 1987, RC recebeu integrantes da bateria da Unidos do Cabuçu, que fizeram parte do número da canção "Nêga".

Bom, vou fazer propagandas neste espaço, se é que você não se importa. No blogue EMOÇÕES DE ROBERTO CARLOS, de hoje até quarta-feira de cinzas, mostraremos as ligações musicais de RC com o carnaval. Trata-se da série "Roberto Carlos, carnaval e cinzas".

E este que vos escreve resolveu se aventurar em mais um blogue. Agora meus comentários saíram das arquibancadas e foram para um espaço virtual, destinado a falar de futebol brasileiro. É o blogue O TEMPO E O PLACAR..., no seguinte endereço:

www.otempoeoplacar.blogspot.com

Passem lá! Bom carnaval a todos,

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.otempoeoplacar.blogspot.com

Anônimo disse...

james lima...como vai voce?????espero que esteja bem.......voce esta mostrando quando r.c...desfiluo pela cabuçu...onde foi homenageado e confesso a voce...que chorei todo o desfile ...apesar de ser portela......eu me emocionei muito com este desfile.........que bom rever ..meiu lindo sorrindo ..feliz.......adoro voce....james ...pelo carinho comigo...me mandando tudo sobre meu lindo...e amdo roberto carlos..........abraços.....bom carnaval.........

Armindo Guimarães disse...

Olá James!

Exclente reportagem!

Pena que o vídeo não funcione.

Abraços robertocarlisticos

Cecilia Mendonza disse...

Hola que tal James:
Que bueno que ya estas de vuelta,me alegra volver a escribirte!!!!........En lo personal a mi no me gustan nada los carnavales, asi que esta vez no voy a opinar.
James como has estado esta semana???, y como pasas el fin de semana??,descansando,vas al cine (cinema),con tus amigos,etc,etc.
Estaré muy al pendiente de la próxima semana del aniversario del blog.
Un fuerte abrazo y que pases un lindo fin de semana.

Rosario Mendonza disse...

Amigo James y equipo del blog:
Gracias por la fotografia donde esta el Rey en el carro del carnaval,cuando salio en el periodico de aqui en méxico en 1987 solamente se dio la noticia y no hubo fotografia y la noticia fue muy pequeña y no asi de completa como tu nos las das en tu blog.
Estaré muy al pendiente del blog.
Saludos afectuosos de:
Rosario Mendoza

Fabiano Cavalcanti disse...

Oi Diretor,

estive aqui lendo as informações exclusivas.

Grande Abraço,

Fabiano Cavalcanti
www.fabianocavalcanti.com.br

Adriano de Petrolina disse...

Boa noite James,ao ver sua matéria fui ver o desfile no meu dvd,e pude sentir uma euforia imensa do Roberto onde mostrou - se numa perfórmace onde contaminou toda Sapucaí,foi uma realização mútua pra muita gente puder ver o melhor carnaval do mundo juintamente com o melhor cantor,ok abraços a todos.

ROBERTO ESCOBAR disse...

Apreciable James Lima, quisiera que por favor ustedes pudieran traducir todos los reportajes y noticias al idioma Espa簽ol para todo latinoamerica para poder disfrutar de todas las noticias. Gracias por su cooperacion. ROBERTO ESCOBAR

Anônimo disse...

Rafael Avena,

Meu irmaozinho q materia maravilhosa mais uma neh... uma ótima recordação de um momento do Rei naum mto comentado por aí apenas por nós mesmo q somos fãs mas nunca comentado em jornais revistas nda dificilmente esse episodio eh lembrado... e eh mto importante pois por exemplo pude assistir ao do Silvio Santos e foi uma coisa inesquecivel pra mim... jamais esqueci imagina o do Rei q naum pude ver pois nasci em maio de 1987 mas com a sua materia sempre perfeita e maravilhosa pude ter uma noção maior sobre esse dia q deve ter sido mto especial mesmo pro nosso Rei e pra todos nós fãs...

Mais uma vez parabens e obrigado por me trazer essas emoçoes bicho rssrsr... estou sempre aki... as vezes naum consigo comentar mas sempre entro...

Abraços fika com Deus