sábado, 28 de julho de 2007

TOP 10 - PARTE 2

Olá amigos !!!

Este é um post de festa, pois no post anterior, conseguimos nos superar no número de comentários. Nosso recorde era 20, agora passa a ser 25.

Pois bem, continuando a série que trará aqui a este flog os 10 melhores discos de Roberto Carlos na minha opinião, gostaria de deixar uma polêmica no ar, pois elegi o disco de 2005 como um dos 10 melhores da carreira do rei.

Polemizar? Por quê? Sim. Roberto Carlos lançou muitos discos e na opinião da maioria de seus fãs sua fase áurea foi na década de 70. Mas o rei continua a nos brindar com grandes sucessos, sim !! E a prova disso está aí, este maravilhoso disco lançado em 2005.

A primeira faixa me agrada muito, pois "Promessa" é uma canção romântica onde Roberto Carlos consegue mostrar todo o seu amor pela mulher amada (aqui no caso, a Maria Rita). Esta canção, feita por Roberto (e Erasmo) na década de 1960, foi gravada antes por Wanderley Cardoso, e só agora RC pensou em gravá-la. O mesmo aconteceu com a faixa 2, "A volta". Roberto Carlos fez essa canção (ao lado de Erasmo) em 1965, e não gravou. Deu para "Os Vips" gravarem. A canção foi um sucesso na época, e agora voltou com tudo, quando foi tema musical da novela América, do personagem Jatobá e sua esposa Vera.

Outro tema musical de novelas globais também está presente no disco. Se trata da faixa 07, Índia, canção antiga, cantada pelos primeiros caipiras que existiram: Cascatinha e Inhana! Esta canção foi cantada por Cascatinha e Inhana e mais tarde (2005) foi adaptada para o estilo RobertoCarlístico. Roberto Carlos cantava a canção na trilha da novela "Alma Gêmea". "Índia" era o tema da personagem Serena.A faixa 03 é uma regravação de uma canção de 2000 (O Amor é mais). Com poucas diferenças da original, foi uma canção pouco comentada nesse disco, mas que tem uma letra muito romântica, e uma das mais lindas já feitas pelo rei em toda a sua carreira.

Na faixa 09 ocorre algo histórico !! Um rei canta o outro. Roberto Carlos canta a sensacional "Loving You", que o rei do rock Elvis Presley já cantava nos anos 50. A versão de Roberto é muito conhecida, mas a de Elvis não. A faixa 08 também é uma regravação, de um sucesso do próprio rei. "Meu pequeno cachoeiro", de 1970, do compositor Raul Sampaio ganhou uma nova cara com esta regravação. Perdeu um pouco da emoção, é verdade, mas ganhou muito o lado interiorano que não havia na versão de 1970 e na versão de compacto duplo de 1971 (voz e violão). Outra regravação do próprio rei é a faixa 05, "O Baile da fazenda", que ganhou um pouco mais o estilo country (tema principal do disco) e teve a participação de Dominguinhos na sanfona (assim como tbm teve a participação do forrozeiro na original de 1998). Porém sua participação foi mais discreta, e a sanfona apareceu menos vezes.

"Coração sertanejo", a faixa 06, também foi uma das que menos comentaram. Regravação de Chitãozinho e Xororó, RC alterou sua letra em dois versos. A canção original dizia:
"Tem peão de boiadeiro
Que começa a laçar"
E RC alterou para:
"Tem beleza o ano inteiro e pureza no ar"

Confesso que mudou para melhor.

E na faixa 04, Chitãozinho e Xororó participam do CD cantando com o rei "Arrasta uma cadeira", canção de Roberto e Erasmo que eles demoraram mais tempo para fazer !! 14 ANOS !! Vc fica com a letra da canção.

GRANDE ABRAÇO,
JAMES LIMA
TERESINA-PI

Arrasta uma cadeira (2005)
Roberto Carlos – Erasmo Carlos

Amigo arrasta uma cadeira

Chega mais pra perto e fale o que quiser
Fale o que tiver vontade
De amor, de saudade, fale de mulher

Na minha vida existe uma
Que é a coisa mais linda que eu já conheci
Não sei se ainda assim tão jovem
Você tem história pra contar pra mim

Aí é que você se engana
Quando a gente ama o coração se aquece
E por amor se faz de tudo
E se faz muito mais quando a mulher merece

Amigo eu penso tanto nela
Mas ela também vive pensando em mim
O sol da minha vida é ela
Eu não pensei que alguém pudesse amar assim

Amigo eu também tenho história
Eu tenho alguém que um dia entrou no meu caminho
Suave como a flor do campo
Ela me deu amor, ela me deu carinho

Assim é a mulher que eu amo
Minha doce amada amiga e companheira
Pois cuide dela muito bem
Porque um grande amor é para a vida inteira

Se a conversa é boa o tempo logo passa
Quando se ama a gente não disfarça
E sempre fala da mulher amada
E a prosa tem mais graça

E nessa conversa vai passando a hora
Se alguém espera a gente não demora
E o coração no peito bate forte
E a gente vai embora

Amigo arrasta uma cadeira
Chega mais pra perto e fale o que quiser
Fale o que tiver vontade
De amor de saudade, fale de mulher

Eu só falei da minha amada
Que é tudo pra mim que é o sol da minha vida
E eu falei do meu amor
A flor que faz a minha estrada mais florida

Amigo a gente não se engana
Quando a gente ama o coração se aquece
E por amor se faz de tudo
E se faz muito mais quando a mulher merece

Se a conversa é boa o tempo logo passa
Quando se ama a gente não disfarça
E sempre fala da mulher amada
E a prosa tem mais graça

E nessa conversa vai passando a hora
Se alguém espera a gente não demora
E o coração no peito bate forte
E a gente vai embora

Se a conversa é boa o tempo logo passa
Quando se ama a gente não disfarça
E sempre fala da mulher amada
E a prosa tem mais graça

E nessa conversa vai passando a hora
Se alguém espera a gente não demora
E o coração no peito bate forte
E a gente vai embora...

21 comentários. Clique aqui para comentar!:

Valdemir Ribeiro de disse...

Ólá!
Se o disco de INÉDITAS seguir o mesmo perfil e estilo de estúdio e de gravação perfeita como esse CD sertanejo, pra mim a melhor música do disco é "PROMESSA". Novamente eu repito, se Roberto gravar o disco inédito nos padrões desse CD vai arebentar a boca do balão e com certeza vender muito
Abraços.
VALDEMIR RIBEIRO
SERRA E. SANTO

28/07/2007 - 22h08m

paulinho00surf disse...

oi tudo bem ta show aq to passando pra te add nos meus favoritos e pedir pra vc me add aq tambem o pode conferi ai ja te add rsrrs se nao for pedir muito se gostar mesmo dela e tiver orkut add meu flog no seu orkut tambem so clica no link que ta la sempre que der vo ta aq vo indo nessa xau[][]

28/07/2007 - 23h21m

INIMITAVEL disse...

Roberto Carlos e o REI e sempre seraaaa ja fiz a segurança dele e incrivel sua carisma ele e estraordinario um grande abraço meu amigo

28/07/2007 - 23h42m

amopoesia disse...

viva Roberto Carlos.....

28/07/2007 - 23h55m

MISS Bianca disse...

eiiiiiiita eu gostei dessa cor do flog......
ei eu num sei o q colocar nao.........
+ q eu gostei da cor eu gostei.....
em fim.....
gostei da cor....
kkkkkkkkkkkkkkkkk

29/07/2007 - 10h25m

Derbson disse...

Esse CD é realmente muito bom. Exclente produção, na voz impecável de nosso rei. Pra mim, as duas melhores faixas são "promessa" e "a volta".

29/07/2007 - 10h41m

Everaldo Farias disse...

Esse disco mostra a excelente fase de intérprete do rei e uma divisão de voz perfeita! Pena que alguns preconceituosos não vêem assim. Mas, o rei é rei sempre!

29/07/2007 - 11h49m

Vinícius Faustini disse...

Concordo mais uma vez com sua escolha, James, achei esse disco muito bem feito, e a voz do Roberto está serena, perfeita. Em relação a "Coração sertanejo", ele trocou a palavra "lendas" por "estórias de animais e rios". Destaco a presença de TUTUCA BORBA como arranjador e uma curiosidade em relação às faixas lançadas em novelas: o Roberto as liberou por serem de personagens com temas que agradavam a ele. A deficiência visual e, principalmente, o amor que vai além da morte. Abraços, amigo.

29/07/2007 - 12h04m

Vinícius (De novo) disse...

Este é um dos discos mais esperados de Roberto Carlos: ia sair em setembro, mas foi para as lojas mesmo a cinco dias do Natal. E, modéstia à parte, eu ouvi alguns dias antes do lançamento em primeira mão, pois estive presente como jornalista na coletiva de Roberto Carlos realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Saudações novas deste capixaba que te escreve.

29/07/2007 - 12h06m

Jose Mauro Simoes disse...

Este flog esta muito legal. Como sugestao gostaria que vc colocasse cançoes da epoca da jovem guarda seria muito legal. Sugestao:
_Folhas de outono
_Aquele beijo que te dei
_Nossa Cançao
_as cançoes que voce fez pra mim
_ Quando
E... Mais...
Um abraço, Jose MAuro

29/07/2007 - 17h32m

Linda disse...

Nossa meu amigo adorei!!! muito linda esse foto vc tá de parabéns
um abraço!

29/07/2007 - 18h45m

ggirasol disse...

parabens amigo!adorei!
beijo!

29/07/2007 - 20h28m

JAMES disse...

SUPER LEGAL!! MAIS PARA MIM O ANO DAS MUSICAS MAIS MARCANTE FORAM DE 76...MUSICAS QUE TIVERAM A VER TD COM A MINHA VIDA NESSE ANO..

29/07/2007 - 21h15m

Mara Nobre disse...

Como o anterior você acertou em cheio.
Essa música ao fundo tá linda, esse CD é tudo de bom.
Sucesso nas tuas escolhas.

30/07/2007 - 00h11m

ana maria feres disse...

Adoro o Roberto Carlos, sou fã incondicional!!! O Disco que eu mais gosto é o de 1977 que tem musicas maravilhosas, como cavalgada, nosso amor, outra vez, amigo, enfim, tudo de maravilhoso! O Nosso Rei sempre nos brinda com musicas maravilhosas que fazem parte do nosso dia a dia...adoro cantar no videokê as musicas do nosso rei e agora estou treinando a musica sua estupidez...abraços e sucesso!Sou de Marilia, SP, e meu nome é Ana Maria Feres

30/07/2007 - 11h22m

douglas barreto disse...

CARO AMIGO!ESSE DISCO ME DEU UMA GRANDE ALEGRIA COM A MUSICA " A VOLTA"
ELA PASSOU A SER UM HINO PARA MIM,POIS DESEJA E DESEJO AINDA A VOLTA DE UMA PESSOA!
GRANDE ABRAÇO!PARABENS PELO BOM GOSTO!

30/07/2007 - 13h44m

Ilza disse...

Sou apaixonada pelo Roberto Carlos.
Infelizmente não tenho tido sorte como esta que aconteceu agora.Um participante sério e sensível como vc.Muitas pessoas utilizam este espaço para divulgações de péssimo gosto.Parabéns!Adorei a esplanação sobre o disco,mas concordo com a Ana de Marília.Até agora o melhor de todos é o de 1977,coloco este de 2005 em segundo lugar principalmente por este trabalho minucioso e tão bem descrito por vc.Abraços,Ilza de Belo Horizonte-MG ilsuarez@hotmail.com

30/07/2007 - 13h45m

Francisco MiguelRN disse...

Acho que já está na hora do Roberto Carlos fazer uma homenagem a Jovem Guarda gravando um CD com Hit da época como: Meu Bem, Última Canção, Já nem Sei, Meu Escândalo,Você Pediu e eu já vou daqui,O Pequinique, Coração de Papel, Devolva-me, Gatinha Manhosa, O Mundo aos teus pés, Começando a Chorar, etc. ou então com músicas do seu repertório que outros cantores gravaram como: Meu grito, Lembranças, Os brutos também amam, Começando a Chorar,Deixe-me outro dia, hoje não, Tenho um amor melhor que

30/07/2007 - 15h19m

ggirasol disse...

boa tarde amigo!beijoss
q musica linda!

30/07/2007 - 16h31m

Felipe Moura disse...

Parabéns pela escolha. Um ótimo disco, que deu a Roberto Carlos a sensação de missão cumprida nessa produção maravilhosa que ele ja trabalhava a algum tempo. Este albúm contém dois dos maiores sucessos de 2005 ( A Volta e Arrasta uma Cadeira )ambas foram tocadas milhares de vezes nas rádios de todo país. Parabéns pela escolha. Felipe Moura
www.felipehpm.blogspot.
com

31/07/2007 - 00h00m

raphael disse...

aew james o teu flog do rei tá mto show ...
parabéns..
flw

31/07/2007 - 11h35m